Ofertas, Caim e Abel: Qual A Diferença das Ofertas?

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

A Sociedade Humana Depois do Paraíso (Gn. 4.1-5.26)Este tema terá outros tópicos. Neste primeiro tópico, veremos os Primeiros Frutos do Pecado Depois do Paraíso. Caim e Abel e as ofertas deles a Deus.

Adão: Homem, vermelho (Dic. J. D. Davis); humanidade.  Notem a expressão “conheceu”, ou “tornou a conhecer”. Este conhecimento não significa que Adão viu Eva pela primeira vez e disse: Olá! Qual seu nome? Prazer. Eu me chamo Adão. E, então, Eva ficou grávida.

Um homem conhecer uma mulher e ela ficar grávida vai acontecer de novo com outros personagens bíblicos. Fique atento para perceber que esse conhecimento é relação sexual, conhecer na intimidade. “Conhecer”, para o hebreu, era entrar em relações íntimas ativas, entrelaçar vida com vida.

Caim e Abel: Primeiros Frutos do Pecado (4.1-7)

Caim: Fabricação, instrumento forjado, forjador (Dic. J. D. Davis). Sheed diz: “Obtive (heb. Canah; daí, Caim) um homem, ó Jeová. O que sugere que Eva poderia ter admitido que o primogênito haveria de ser o dominador sobre a serpente” (Bíblia Sheed).

Entretanto, só podemos dizer com certeza que Eva frutificou como Deus havia ordenado (Gn 1.28), que estava feliz e reconhecida por Deus lhe proporcionar a alegria de ser mãe.

Isso, entretanto, não impede que tanto sua alegria de ser mãe quanto uma suposta esperança de que o menino fosse o Salvador não estivesse combinada. Se for isso, então temos um tipo da esperança messiânica.

Abel: Sopro, vapor (Davis); Vaidade ou fraqueza (Broadmam). Não sabemos o porquê desse nome. Abel não devia ser um jovem fraco, porque era pastor, o que exigia força e habilidade. Mas o que vem a seguir deve esclarecer ou pelo menos, apontar melhores possibilidades.

As Ofertas de Caim e de Abel, Qual A Diferença? (3-5)

No fim de uns tempos”. Tempo para a lavoura ser plantada e o gado ser bem criado. Isto pode ter demorado muito agora que a terra estava amaldiçoada, por causa do pecado (Gn 3.17). Não sabemos quanto tempo. Porém, não podemos pensar em alguns anos somente, mas algumas décadas. Considerando a longevidade da época, um jovem com cem anos seria apenas um adolescente. O pai deles viveu 930 anos (Gn 5.5).

Quanto a Deus aceitar a oferta de Abel e rejeitar a de Caim nada tem a ver com com inferioridade ou superioridade das ofertas, mas dos ofertantes. A rejeição não foi porque uma oferta era fruto da terra e a outra, de animais. Mas uma questão de motivação interna. Como podemos afirmar isso?

Veja algumas considerações Sobre As Ofertas e os Ofertantes:

1 – Se a tal esperança messiânica mencionada acima esteve mesmo presente em Eva, ela teria o seu eleito e, era Caim. Se de fato foi assim, ela logo se decepcionou. Decepção é fruto do pecado. Esta seria uma experiência cada vez mais comum na vida dela e de seus descendentes.

2 – Ainda sobre a suposta esperança messiânica, a rejeição de Caim deixaria claro que o Salvador não seria ninguém indicado por Adão ou Eva, mas por Deus, nas condições e no tempo dele. A iniciativa salvadora seria exclusiva dele, “Porei” (3.15). A ação é de Deus. A providencia é dele.

3 – Por que a oferta de Caim foi rejeitado? Deus esclarece: Caim procedeu mal (7). Qual foi o procedimento mal? Veja que o texto destaca que Abel trouxe a Deus uma oferta “das primícias do seu rebanho”. Esta é a mais provável a diferença entre ambos. Caim trouxe algo especial, mas não eram as primícias. E, se não eram as primícias, pode ser (eu aposto nisso) que havia uma boa dose de insubmissão e de orgulho nele. Neste caso, o que foi rejeitado não foi a oferta, mas o ofertante.

A lei das primícias viria depois (Lv 2.13; Nm 15.21), mas o princípio, o espírito da lei já existia.

Além disso, devemos considerar o que dizem os escritores do Novo Testamento sobre ambos. Eles foram inspirados pelo Espírito Santo e ensinaram sobre as motivações de Caim e de Abel com suas ofertas. Vejamos:

Referencias Caim Abel
Não como Caim, que era do maligno, e matou a seu irmão. E por que causa o matou? Porque as suas obras eram más e as de seu irmão justas. 1 João 3:12

 

Do maligno;

Suas obras eram más;

Obras justas;
Ai deles! porque entraram pelo caminho de Caim, e foram levados pelo engano do prêmio de Balaão, e pereceram na contradição de Coré. Judas 1:11

 

Caminho de Caim no contexto de Judas é o caminho da impiedade;
Pela fé Abel ofereceu a Deus maior sacrifício do que Caim, pelo qual alcançou testemunho de que era justo, dando Deus testemunho dos seus dons, e por ela, depois de morto, ainda fala. Hebreus 11:4

 

Caim ofereceu sua oferta sem fé;

 

Ofereceu sua oferta pela fé;

Era justo;

Para que sobre vós caia todo o sangue justo, que foi derramado sobre a terra, desde o sangue de Abel, o justo, até ao sangue de Zacarias, filho de Baraquias, que matastes entre o santuário e o altar. Mateus 23:35 Justo, e esta declaração é do próprio Jesus.

4 – Soberania de Deus. Esta é um mistério, mas não há o que discutir. A obra formada não pode questionar ao seu criador (Is 45.9). A soberania de Deus elegeu a Abel e rejeitou a Caim. Simples assim. E, se de fato Caim foi o preferido de Eva e Abel e foi rejeitado por Deus, então temos um quadro de interferência Deus pelo a favor do mais fraco e rejeitado.

Observações Sobre A Soberania de Deus

Devemos observar que a soberania de Deus não traçava preferência antes do pecado. O casal era aceito sem qualquer diferença, ou pelo menos, não havia este tipo de questionamento. A questão da rejeição e aceitação surge depois do pecado. E o pecado é ato livre do homem.

Também devemos notar que a soberania de Deus sempre elege o mais fraco, mas humilde. Deus tem preferência por aqueles que são impotentes. A Bíblia toda está cheia de ensinos sobre isso. Vejamos: Deus preferiu o menino Isaque ao jovem Ismael (Gn 21); o fraco Jacó, ao preferido do pai, Esaú (Gn 25.28); o menino pastor Davi, aos seus irmãos guerreiros (1 Sm 16.12).

Deus revela claramente que dá graças aos humildes e rejeita aos soberbos (Tg 4.6; 1 Pe 5.5). Jesus disse: Bem-aventurado os humildes (Mt 5.3). O Salmo 51.17 diz que Deus não rejeita a um coração quebrantado e contrito. Ainda em Gênesis, Deus tomou para si a Enoque porque este andava com Deus; Escolheu salvar Noé e sua família porque este era temente a Deus e se desviava do mal.

Nós poderíamos citar muitos outros exemplos. Mas o que fica claro é que Deus não elege nenhum soberbo e insubmisso. Deus escolheu salvar a esses humildes e mansos. Quem quiser salvação que se humilhe.

Atitude de um Rejeitado

Quando somos rejeitados, nós devemos pensar no porquê e, se queremos de fato, ser aceitos, nos humilharmos debaixo da potente mão de Deus (1 Pe 5.6).

Mesmo sendo advertido e instruído pelo maior Pastor, o melhor Psicólogo, Caim prosseguiu em sua empreitada de pecado.

Ofertas e ofertantes – Culto – Adoração.