Reading time: 5 minutes
Benefícios Medicinais e Beleza Paisagística da Mulungu. Vou responder às perguntas: O que é mulungu? O mulungu é bom pra quê? Para que serve o Mulungu?
O Que É e Quais Os Benefícios Medicinais e Beleza Paisagística da Mulungu?
Em minhas andanças pelo Cerrado do Distrito Federal encontrei uma velha conhecida e descobri que não a conhecia tão bem quanto parecia. Por que não basta saber o nome popular, a beleza à vista. Temos de conhecer as virtudes. Assim, examinando-a um pouquinho mais descobri nela valores surpreendentes e me apaixonei mais ainda.
Estou falando da Erythrina speciosa, mas conhecida como Mulungu árvore. Vou apresenta-la para vocês e sei que vocês vão de apaixonar também.
O que é Mulungu? Para que serve o mulungu? Onde ocorre o Mulungu? Quais os benefícios do mulungu planta. Afinal, mulungu é bom para quê? Que planta é essa Mulungu? Então vem comigo que eu conto tudo sobre a Erythrina.
Dados Botânicos
Nome Científico: Erythrina speciosa;
Família: Fabaceae.
Os nomes populares são: Mulungu, corticeira, maçaranduba, Sananduva, eritrina-candelabro, por cauda do formato de suas flores (Tem espécies de Erythrina com flores diferentes).
A palavra Erythrina vem do grego significa “vermelho”, isto, claro, devido a suas flores que chamam atenção de longe por sua cor vermelha.
Essa espécie é Árvore de médio porte que atinge entre 2 e 3 metros de altura, bem ramificada, caducifólia no inverno, período de floração. O que a torna curiosamente mais linda.
Ocorre em áreas de brejo. Sempre a encontrei à beira de rio ou de lagos, tanto aqui no Cerrado, como também, no Rio de Janeiro.
Para que Serve O Mulungu?
É uma árvore de notável valor ornamental e paisagístico por causa do aspecto e coloração de suas flores. Porém não para nesse benefício, mas tem, também, valor medicinal, como mostrarei mais adiante.
Como ornamental combina com o que se procura muito hoje em dia: árvores lindas, que não crescem muito e indicada para calçadas e praças.
Além de sua beleza, essa espécie atrai outras belezuras que são as maritacas, que, assim como eu, gostam demais da Erythrina. Elas têm muito bom gosto!
À Beira do Lago Paranoá, fim da Asa Norte (Brasília) tem uma dessas. Uma bela combinação com o céu azul típico de inverno, quando ocorre a floração, e também com o contraste das águas escura-esverdeadas do lago.
O plantio, segundo cultivadores
A propagação é por sementes que, apresentam dormência, devendo ser colocadas de molho por 24 horas, plantando-as logo após este período.
A sementes devem ser semeadas em saco plásticas 17×30, em mistura de terra, areia e esterco, em 3:2:1.
Após a germinação, em sete meses a planta deve estar pronta para ser plantada no lugar definitivo. Então, deixe tudo preparado antecipadamente.
Então, os Benefícios Medicinais e Beleza Paisagística da Mulungu são maravilhosos. Veja a seguir o uso medicinal.
Saiba para que serve o Mulungu, como usar e as advertências.
Propriedades e Valores Medicinais
Estudos farmacológicos já comprovaram o que a medicina popular já sabia há muito tempo. Trata-se de um excelente analgésico, anti-inflamatório e antimicrobiano.
Mas vale lembrar que há várias espécies de Arythrinas, e nem todas têm as mesmas propriedades, podendo produzir efeitos diferentes e indesejados se usado sem orientação profissional.
Além disso, as partes da planta também podem variar quanto à eficácia em tratamento medicinal.
O que se sabe com mais segurança é que a casca do tronco, mesmo de espécies diferentes têm os mesmos valores medicinais, o que pode variar se for usado flores e folhas.
Sabe-se ainda, que o chá de mulungu é um excelente relaxante muscular e calmante, bastante indicado para controle da ansiedade, hipnótico, de insônia e da dor.
Entretanto, é preciso ter cuidado com a dosagem, pois em excesso pode causar danos sérios à saúde.
Alguns especialistas bem cuidadosos têm recomendados 1 colher de sobremesa de casca da árvore de Erythrina speciosa moída, para uma xícara de água 1 vez ao dia. Mais adiante, outros especialistas indicam outras formas de uso.
Você pode usar também em cápsulas ou tintura.
Assim, as formas de uso são: Pó, infuso, tintura, extrato fluido e decocto.
Mulungu (Erythrina speciosa) atua como: Sedativo, hipnótico, calmante, no combate da asma de origem nervosa, de tosses nervosas, dores reumáticas e insônia.
Como Eu Preparo O Meu Chá
Coloco 250 ml de água para ferver. Depois de fervida a água, deligo o fogo, coloco 2 colheres de sopa de casca triturada de mulungu, abafo e deixo descansar por 10 minutos. Depois coo, e tomo 2 xícaras, uma à tarde e outra no começo da noite. E, boa noite.
Quanto ao extrato fluído é recomendado de 1 a 4 ml ao dia no máximo.
As propriedades da planta regularizam os batimentos cardíacos e a atividade hipotensora foi atribuída aos alcaloides.
As seguintes substâncias foram encontradas na constituição química de Erythrina: Alcaloides – eritrina, erisopina, erisodina, eritramina, eritratina, esteroides e migurrina.
Advertências:
- Não use sem orientação de um profissional de saúde.
- Não é recomendo para quem tem pressão baixa, grávidas e lactantes.
- Atenção! Há toxicidade nas sementes. Já foi comprovado que as sementes dessas espécies prejudicam seriamente a saúde.
Referências: Veja os PDF na Página de Download. Clique Aqui.
Siga minha Página no Facebook
Leia também:
Permalink
Permalink