Alimento Estranho Promete Combater Radicais Livres

Tempo de leitura: 1 minuto

Alimento Estranho Promete Combater Radicais Livres cujo excesso pode causar doenças como artrite reumatoide, problemas vasculares, câncer e inflamações.

Descoberta Desse Alimento Estranho

A natureza é mesmo surpreendente. Caminhando no Cerrado de Ceilândia, Distrito Federal do Brasil, deparei-me pela primeira vez com essa espécie. E aí a dúvida: o que é isso? Parece um cogumelo, mas nunca vi um cogumelo igual a esse. Parece alguma planta que nasceu na casa de cupim. O que será isso?

Investigando pelo tato, percebi que essa espécie tem uma textura semelhante a uma esponja molhada com algo meloso. Parece algum tipo de fungo.

Ao pesquisar, descobri no Flickr o Nome Científico, e links publicados que me levaram a mais informações. Veja a seguir.

Identificação

Nome Científico: Podaxis pistillaris (L.) Fr.

Família: Agaricaceae;

Há um estudo desta família em trechos da Mata Atlântica da Reserva Biológica do Tinguá, Nova Iguaçu, Rio de Janeiro, Brasil.

Eu sei da riqueza de recursos da fauna e da flora dessa região, pois foi onde cresci.

Ordem: AGARICACEAE Chevall;

Habitat: Solo entre gramíneas; regiões desérticas e áridas;

Distribuição: Ampla.

Segundo estudos, Podaxis pistillaris é um tipo de fungo comestível. Ele ocorre em áreas semidesérticas da África, Ásia e Afeganistão, onde é apreciado na culinária, especialmente na Índia e Arábia Saudita.

O Estudo constatou também que este cogumelo é rico em aminoácidos essenciais e que usado para tratar doenças de pele.

Foto: @odivanvelasco

Além disso, os resultados dos estudos sugeriram que propriedades encontradas podem agir como antioxidantes naturais no combate a radicais livres.

Notamos, com isso, que a natureza nos proporciona rica fonte de alimentos saudáveis. Porém, ninguém deve sair por ai colhendo cogumelo para comer. Este cogumelo é comestível, mas há outros tóxicos. É preciso conhecimento das espécies antes de usar quaisquer fungos como alimento.

Conheça essa fruta comestível do Cerrado. Clique Aqui.

Imagens no YouTube.

Inscreva-se