Reading time: 4 minutes
Articum é um dos nomes de vários frutos da Família Annonaceae. Neste post apresento Annona Crassifolia, um desses frutos, particularidades, usos.
Articum Na Minha Experiência
Em minhas pesquisas encontrei vários nomes populares aplicados a este fruto. A árvore é da Família Annonaceae. O fruto é de Nome Científico: Annona crassifólia.
Os nomes populares que encontrei são: araticum, articum, cabeça-de-negro, panam, pinha do cerrado e bruto.
Três gêneros se destacam dentro da Família Annonaceae como frutos comestíveis: Annona, Rollinia e Duguetia.
Eu já encontrei, com certeza, Annona crassifólia, Annona monticola, Annona tomentosa e Duguetia fofuraceae.
Dessas a única que ainda não experimentei e Annona monticola. Tenho para mim que o fruto não é comestível. Nunca o encontrei maduro.
Mas Annona crassifolia já encontrei grande variedades. Alguns até pairam dúvidas se são todos Annona Crassifolia. Eles variam de tamanho, de cor e de textura da casca.
Duguetia eu já experimentei. É uma delícia de polpa amarelada. Fruto com casca menos enrugada. Um lindo e saboroso fruto nativo.
O sabor de araticum e de Duguetia é agradável, açucarado e ligeiramente ácido. Uma gostosura indizível.
Annona tomentosa é um frutinho com pouca polpa. Serve mais a pássaros e outros animais. Mas também é comestível. O sabor é doce mais suave, quase sem doce.
Meu Empenho para Encontrar Um Bom Articum
Todos os anos eu vinha tentando pegar ao menos um desses grandes frutos de Araticum. Mas nunca havia conseguido nem mesmo um pequeno.
Entre 2021 e 2022 eu consegui pegar Duguetia fofuraceae, araticunzinho (Annona tomentosa) e várias espécies de Araticum.
Esses frutos são difíceis de encontrar porque, além dos animais, muitas pessoas os procuram para vender nas ruas da cidade. Uma pessoa me disse que pagou 50 reais em uma no centro de São Paulo.
Amigos me disseram que nas ruas de onde eles moram em Goiás, costumam cobrar de 10 a 15 reais num fruto.
O Nome Articum ou Araticum
Por que o nome Araticum? O que significa? O nome vem do tupi guarani. O significado sugere “fruta mole”, “árvore de fibra dura” e “fruto do céu”.
Incerteza na exatidão do significado do nome, uma coisa é certa: É mesmo um fruto divino, celestial e muito saboroso. Achei quatro bem grandes, na casa dos 4 kg.
Acho que ao invés de uma maça, um araticum desses tivesse caído na cabeça de Albert Einstein, ele teria descoberto mais coisas.
Característica de Annona Crassifolia, Árvore.
A árvore araticunzeiro alcança de 5 a 6 metros de altura. O tronco alcança cerca de 40 cm de diâmetro, a casca é bege ou cinzenta, com fissuras e cristas estreitas, descontínuas e sinuosas;
As folhas são simples, coriáceas, alternas, de 5-16 cm de comprimento e 3 a 12 de largura. As margens lisas e nervuras bem marcadas na face superior;
As flores medem até 4 cm de comprimento. As pétalas são seis livres entre si, de coloração creme ou verde ferrugínea, consistência carnosa, que pouco se abrem.
As pétalas seguem as várias Annonaceaes com três pétalas maiores, dispostas externamente, e três menores, internas;
Os frutos alcançam geralmente mais de 15 cm de diâmetro e 2 kg de peso, contendo muitas sementes que medem cerca de 1,5 cm de comprimento. Claro que este que encontrei é bem maior e bem mais pesado.
As sementes são dormentes. Crenças populares dizem que isto ocorre porque é um fruto que amadurece no período da quaresma, final da estação chuvosa. Por isso as sementes dormem até começo das próximas chuvosas.
Caso germinassem no final das chuvas a planta não sobreviveria o período de seca que costuma durar de 3 a 5 meses.
Estudo da Dormência de Articum
O Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento 137 Embrapa divulgou experiência em que “a imersão das sementes por 3 e 6 dias em solução de GA3 teve excelentes resultados.
O GA3 é o ácido giberélico, hormônio vegetal, pertencente à família das giberelinas, que promove e regula o crescimento de plantas.
Estudo constatou que a dormência se deve à ausência de giberelinas. Aplicando o Ácido Giberélico (GA3) foi possível a germinação em 36 dias.
Forma de Consumo de Annona Crassifolia.
Araticum pode e deve ser consumido naturalmente. Mas serve também a várias receitas nutritivas e saborosas.
Há várias receitas de Araticum para sorvetes, picolés, bolos, doces e etc.
Outras Fontes Consultadas: Biólogo.
Fruto do Cerrado Articum Imagens no Youtube – Inscreva-se no meu canal.
@odivanvelasco