Tempo de leitura: menos de 1 minuto
Arco de Deus, Aliança de Deus Com Homens e Animais é um reflexão sobre Gn 9.8-18.
Vimos anteriormente que Deus “se arrependeu… de ter feito o homem”(6.6). Isto é, Deus sentiu pesar de ver sua criação distante de seu propósito. Broadmam comenta: “O escritor não quer dizer que Deus lamenta ter criado o homem, mas que ele suspira de tristeza com o que está acontecendo. Uma coisa era prever o pecado do homem; outra, enfrentá-lo”.
Em 8.21 diz que Deus propôs, primeiramente, em seu coração (antropomorfismo) não amaldiçoar a terra por causa do homem. Vê-se aqui a sensibilidade do Criador. Ter destruído muitos animais causou-lhe tristeza. Quem tem tal sensibilidade se identifica com o Criador.
Por isso, O Arco de Deus, que a Aliança de Deus Com Homens e Animais. Claro, esta aliança é entregue à Noé e a seus filhos. Estes são os representantes da raça humana, que continuam sendo coroa da criação, embora pecadores. É a partir deles que Deus criaria um novo ser em Cristo (2 Co 5.17; Gl 6.15). Como Adão recebeu instruções (Gn 1.26-30; 2.16,17), estes também recebem.
Mas a aliança é estendida a todos seres viventes: animais domésticos, selvagens (10). Graças a Deus! Aleluia!
Arco de Deus, A Marca da Aliança
Mas, qual a marca ou assinatura dessa Aliança? Sim, todas as alianças têm uma marca: A Velha Aliança ou Velho Testamento teve o Decálogo e o sangue. A Nova Aliança ou Novo Testamento tem o sangue de Cristo. A aliança de não mais destruir o mundo pelo dilúvio recebeu a marca do Arco de Deus.
Esse Arco de Deus é reconhecido como arco-íris. O fenômeno desde sempre é cercado de misticismo. Crê-se, por exemplo, que quem passar por baixo do arco-íris muda de sexo. Mas ninguém consegue, de fato, passar por baixo do arco-íris. O arco-íris recebeu este nome oriundo da mitologia grega em que “Íris era a personificação do arco–íris e mensageira dos deuses”, uma vez que o arco–íris uniria a Terra e o céu” (fonte: Wikpédia).
O fenômeno foi explicado por Newton como refração da luz e, experimentado em laboratório.
O que nos interessa aqui é reafirmar que o Arco de Deus é de Deus e não de uma imaginária deusa Íris. O Arco de Deus é sinal da aliança de Deus conosco e com todos os seres vivos de que a terra não será mais destruída pelas águas.
Mas o fato de não ser mais destruída pelas águas não significa que esteja isenta de destruição, agora, pelo fogo (2 Pe 3.10). E esta destruição tem estreita relação com os dias de Noé (Lc 17.26). Teremos um mundo tão depravado tanto aquele ou mais.
Arco de Deus e As Traduções
Voltando ao Arco de Deus, erram, portanto, traduções que trazem no lugar de “arco” ou “arco de Deus”, “arco-íris”, como por exemplo a NVI:
“Quando eu trouxer nuvens sobre a terra e nelas aparecer o arco-íris, então me lembrarei da minha aliança com vocês e com os seres vivos de todas as espécies. Nunca mais as águas se tornarão um dilúvio para destruir toda forma de vida.Toda vez que o arco-íris estiver nas nuvens, olharei para ele e me lembrarei da aliança eterna entre Deus e todos os seres vivos de todas as espécies que vivem na terra”
Gênesis 9:14-16
E a Nova Tradução na Linguagem de Hoje:
“Como sinal desta aliança que estou fazendo para sempre com vocês e com todos os animais, vou colocar o meu arco nas nuvens. O arco-íris será o sinal da aliança que estou fazendo com o mundo. Quando eu cobrir de nuvens o céu e aparecer o arco-íris” (Gn 9.12-14).
O texto em hebraico traz “arco”.
Por isso, eu olho traduções modernas com receio.