Base Para A Oração Evangelística Discipuladora

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

1ª Base Para A Oração Evangelística Discipuladora – Ninguém pode vir a Jesus se o Pai não o trouxer.

Qual é a Base Para A Oração Evangelística Discipuladora? Vejamos o que diz a Bíblia.

Ninguém pode vir a mim, se o Pai que me enviou o não trouxer; e eu o ressuscitarei no último dia” (João 6:44).

Comer o Pão do Céu é dádiva de Deus e não é para qualquer pessoa, mas para os escolhidos por Ele. Quem comer desse Pão terá vida eterna. O pão da vida é Cristo. Isto significa alimentar-se dos ensinos e da comunhão com Cristo.

A ação de salvar e de escolher é de Deus. Ele é o autor da salvação. “Eu me converti” não é correto, mas “eu fui convertido”. Deus é o Agente. Ninguém pode dizer que Jesus Cristo é o Senhor se não for pelo Espírito Santo (1 Co 12.3).

Deus quer que todos os homens sejam salvos.

Porque isto é bom e agradável diante de Deus nosso Salvador, que quer que todos os homens se salvem, e venham ao conhecimento da verdade. Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem” (1 Timóteo 2:3-5).

Porque a graça salvadora de Deus se há manifestado a todos os homens, Ensinando-nos que, renunciando à impiedade e às concupiscências mundanas, vivamos neste presente século sóbria, e justa, e piamente” (Tito 2:11,12).

1.2 – Por que nem todos são salvos?

Porque nem todos tratam o Evangelho como uma pérola de alto preço (Mt 15.45), como tesouro. Por isso Jesus ensinou: Não deis aos cães as coisas santas, nem deiteis aos porcos as vossas pérolas, não aconteça que as pisem com os pés e, voltando-se, vos despedacem. Mateus 7:6

Cães” e “porcos” são os que rejeitam a pérola do Evangelho de Cristo. A esses devemos agir do mesmo modo que Jesus recomendou aos discípulos:

E, se ninguém vos receber, nem escutar as vossas palavras, saindo daquela casa ou cidade, sacudi o pó dos vossos pés” (Mt 10.14).

1.3–Deus escolheu salvar aos humildes

Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus” (Mt 5.3).

Antes, ele dá maior graça. Portanto diz: Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes” (Tiago 4:6).

Semelhantes a crianças. “E disse: Em verdade vos digo que, se não vos converterdes e não vos fizerdes como meninos, de modo algum entrareis no reino dos céus”(Mt 18:3).

Nunca vi, em toda a Bíblia, Deus salvar aos soberbos, arrogantes. Todos somos pecadores, e todos deveríamos morrer. Mas Deus decidiu salvar pecadores humildes, de coração quebrantado perante Ele.

2ªBase Para A Oração Evangelística Discipuladora – O Evangelho e a oração fazem parte do arsenal de guerra espiritual

E calçados os pés na preparação do evangelho da paz” (Ef 6.15).

“Orando em todo o tempo com toda a oração e súplica no Espírito, e vigiando nisto com toda a perseverança e súplica por todos os santos, E por mim; para que me seja dada, no abrir da minha boca, a palavra com confiança, para fazer notório o mistério do evangelho” (Efésios 6:18,19).

Ninguém pode roubar os bens do valente, entrando-lhe em sua casa, se primeiro não maniatar o valente; e então roubará a sua casa” (Marcos 3:27).

Com o Evangelho, com oração e com todos as demais peças da armadura espiritual devemos evangelizar e discipular as pessoas. A guerra é espiritual e não, carnal. A luta é pelas mentes e corações, para que eles se humilhem perante Deus.

Belzebul: quer dizer “Senhor da Habitação.”

Jesus entrou nos lares e amarrou o senhor da habitação e fez-se o verdadeiro Senhor da casa (Lc 11.19). Só Jesus pode desfazer as obras do Diabo e libertar a família (1 Jo 3.8). Nossa oração intercessória opera neste negócio espiritual.

E, se eu expulso os demônios por Belzebu, por quem os expulsam então vossos filhos? Portanto, eles mesmos serão os vossos juízes. Mas, se eu expulso os demônios pelo Espírito de Deus, logo é chegado a vós o reino de Deus. Ou, como pode alguém entrar na casa do homem valente, e furtar os seus bens, se primeiro não maniatar o valente, saqueando então a sua casa?”
(Mateus 12:27-29).

3ª Base Para A Oração Evangelística Discipuladora – A oração é arma de combate pelos discípulos

Saúda-vos Epafras, que é dos vossos, servo de Cristo, combatendo sempre por vós em orações, para que vos conserveis firmes, perfeitos e consumados em toda a vontade de Deus“(Colossenses 4:12).

Nosso modelo de discipulado não pode se resumir no transmitir o Evangelho e batizar o novo crente e integrá-lo como membro da igreja. O relacionamento discipulador deve ser contínuo compartilhando vida. Uma dos compromissos que devemos ter é orar pelos nossos discípulos e incentivá-los a orar por nós e pela igreja (Ef 6.18.).

4ª Base Para A Oração Evangelística Discipuladora – Jesus nos mandou orar rogando trabalhadores para a seara.

Rogai, pois, ao Senhor da seara, que mande ceifeiros para a sua seara“(Mateus 9:38). 

Cada novo discípulo precisa tornar-se um discipulador. Ou seja, passar adiante o que recebeu do Senhor. Vida sendo transmitida a vidas que transmitirão a outras vidas. Como Paulo instruiu a Timóteo (2 Tm 2.2).