Alecrim Contra Queda de Cabelos e Outras Indicações

Tempo de leitura: 2 minutos

Alecrim do campo, um poderoso revigorante para as funções cerebrais, principalmente para memória, e ainda atua contra a queda de cabelos. É uma planta nativa tipicamente do Brasil, encontrada em vários estados (veja abaixo).

Trata-se de uma planta que atrai insetos e abelhas Apis melífera, o que ocasiona na produção de própolis verde.

A própolis verde é de alto valor comercial e tem grande inserção no mercado europeu e asiático. Ela é denominada verde por sua origem botânica da espécie Baccharis bracunculifolia, alecrim-do-campo.

1 – Classificação de Alecrim-do-campo

Nome científico: Baccharis dracunculifolia,

Família: ASTERACEAE;

Nomes populares: alecrim-do-campo, alecrim-de-vassoura, vassourinha,

É um Arbusto de Habitat de Mata e cerrado (lato sensu), que se distribui pelos estados de Goiás, Distrito Federal, Minas Gerais, Espírito Santo, São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Alecrim-do-campo

2 – Classificação de Alecrim-da-horta

Nome científico: Rosmarinus officinalis L

Família: Lamiaceae (Labiatae),

Nomes populares: Alecrim-da-horta, rosmarinha, alecrim-de-jardim, alecrinzeiro, alecrineiro.

Este último tem sido indicado pela fitoterapia e pela medicina popular como poderosa erva medicinal. As partes usadas na medicina popular são as flores, flores ou toda a planta.

Uso medicinal de Alecrim-da-horta

Veja as indicações de alecrim: problemas estomacais em geral, estimulante, inflamações do fígado e dos rins, doenças de pele, resfriado, contusões, cefaleia, febre do tifo, depressão, angústia, dismenorreia, queda de cabelo, esgotamento físico e mental e cicatrizante.

Como preparar

A infusão é indicada para tratar de inflamações do fígado e dos rins.

O extrato fluido das pontas das flores serve para tratar doenças da pele, angústia, resfriado, contusões, febre tifoide, dismenorreia, queda de cabelo, exaustão física e intelectual.

Para tratar a queda de cabelo, você deve lavar com infusão morna de 15 g/litro.

Para melhorar o desempenho cerebral e memória, recomenda-se colocar um galho de alecrim em um litro de água, deixar de um dia para o outro, e tomar duas xícaras por dia.

Já o Baccharis dracunculifolia também tem indicação de febrífugo, tônico e digestivo. Neste caso, para combater a má digestão e aumentar o apetite, prepare decocto de uma xícara de chá de folhas ou ramos de alecrim para um litro de água. Tome 3 a 4 xícaras das de chá ao dia.

Advertências

Não é recomendado para mulheres grávidas. Em quaisquer casos, deve-se consultar um médico antes de usar esta erva.

Outros Usos de Baccharis dracunculifolia

O perfume desta panta é delicioso. Seu uso na culinária se dá como tempero e para enfeites decorativos de pratos.

Ele é usado também para pães, biscoitos, macarrão ou nhoque, temperar peixes e carnes, e até, combina com receitas de sobremesa.

Magnifica planta que eu tenho o prazer de ver, sentir seu perfume e sabor, colhidas no meu querido Bioma Cerrado. Moro num país abençoado por Deus!

Siga-nos no Facebook: https://www.facebook.com/sucessovital/

Fonte

Guia de Campo;

Tratado das Plantas Medicinais.