Bolsa-de-Pastor, Cinco Folhas, Saco-de-carteiro

Tempo de leitura: 1 minuto

Bolsa-de-Pastor ou Cinco Folhas e Saco-de-carteiro, nomes populares dado à Zeyheria montana, é uma dessas surpreendentes plantasa com seus frutos. Inicialmente eu pensei que se tratasse de uma casa de marimbondo. Mas era apenas o seu fruto curioso.

Classificação de Zeyheria montana

Zeyheria montana é da família bignoniaceae. Seus nomes mais populares são “Bolsa-de-pastor” e “Mandioquinha do campo”. Seu Hábito é Arvoreta ou arbusto. Seu habitat é o Cerrado. Ela pode ser encontrada nos Estados do Para, Tocantins, Piauí, Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal, Minas Gerais, São Paulo, Paraná. O local dessas fotos é Ceilândia-DF (Foto: @prodivanvelasco).

A Mandioquinha do Campo é chamada também de “Cindo Folhas” porque contém 5 folhas em uma. Eu conhecia outro tipo de Cinco Folhas, aliás, bem diferente.

Usos de Bolsa-de-pastor

Segundo informações, a Mandioquinha do Campo é conhecida em vários países e é utilizada em alguns deles no tratamento de doenças oftalmológicas, diarreia, como diurético e febrífuga, controle da pressão arterial, Anti-inflamatória, hemostática, vasoconstritora e anti-hemorrágica.

Ela seria, ainda, utilizada como alimento. Bem, caso haja necessidade de sobreviver na selva é bom conhecer esta e outras plantas que podem nos manter vivos e saudáveis. É assim que muitos povos sobrevivem.

Ela é também indicada para “as afecções de pele e como antisifílitico (Rodrigues & Carvalho, 2001)”.

Como Fazer o Chá de Bolsa-de-pastor

O Chá de Bolsa-de-pastor é excelente aliado na saúde da mulher. Porém, mulheres grávidas e/ou com problemas nos rins não podem usá-lo.

O Chá de Bolsa-de-pastor é feito a partir da fervura de3 colheres de sopa da erva em um litro de água. Depois de alguns minutos, deixar descansar, coar e tomar 3 xícaras ao dia.

Fonte:

Wikpedia

Guia de Campo

Biologia Cerrado

CNCFlora. Zeyheria montana in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Zeyheria montana>. Acesso em 16 junho 2018.