A Criação da Família É O Começo da Sociedade Humana

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

O Dia da Criação E A Criação da Família Humana – Gn 2.4-25.

A Criação da Família
O Começo da Família em Gênesis, O Livro dos Começos.

O verso 4 do Capítulo 2 de Gênesis encerra o primeiro relato da criação e inicia-se o segundo. Ele faz uma conexão entre os dois relatos. Porém, o que se segue parece não continuar a naração, mas, introduzir outra. Isto ocorre por que agora o foco não será mais a criação das coisas em geral, mas A Criação da Família e Sociedade Humana. Os detalhes de como, porque e para que Deus criou a família.

O escritor apresenta um texto narrativo objetivo. Qual o tempo dos fatos? As versões trazem “No tempo em que Iahweh Deus fez a terra…”; “ No dia em que o Senhor Deus fez a terra…”; “Quando o Senhor Deus fez os céus e a terra..”. Esse “quando com relação ao período descrito dos seis dias da criação (cap 1), chamado aqui de “dia que o Senhor fez os céus e a terra”, tem levado muitos a crer que um dia tinha a dimensão de uma era geológica, como na comparação de um dia com mil anos (Sl 90.4), dai, a idade antiga da terra.

No dicionário hebraico a palavra yowm significa divisão de tempo, dia, ano, período. Tem de ser analisado de acordo com o contexto.

Tentativa de Combinação com Teorias Científicas

Isto estaria de acordo com a tese de que a Terra teve uma fase anterior a Gn 1.1, época em que os dinossauros teriam sido destruídos, o que explicaria os fósseis antigos. A destruição teria sido pela queda de Satanás (Lc 10.18). Veja, porém, as considerações para o tópico 7º Dia – O Descanso (2.1-4a). Mas é um caminho inseguro tentar conciliar o Gênesis com a ciência. A Bíblia é um livro de fé e não de ciência, como já foi dito.

Moisés teria usado alguma tradição já existente, mas em consonância com os fatos, ou teria transmitido alguma tradição oral do tipo “era uma vez…”. A mim parece este o caso mais certo, em que Moisés detalha como o mundo e, principalmente, a família humana veio a existir.

O Segundo Relato, A Criação da Família e da Sociedade Humana

Parece que o autor quis fazer um relato detalhado de como o homem foi criado. Talvez tenha usado material já existente, na íntegra ou adaptado, conforme a revelação de Deus. Este relato é mais abrangente quanto à criação e finalidade do homem. Além de detalhes da criação do homem, há detalhes também da criação da mulher e é dada a eles a ordem de se multiplicarem sobre a terra. Então, temos o começo da família, o lar da família e seu relacionamento com Deus.

Neste relato, portanto, o foco é o homem, seu relacionamento interpessoal com Deus. Esta será a ênfase a partir deste capítulo por toda a Bíblia. A ideia do Deus criador ficou na crença do povo, mas o estrago do pecado na família humana e as ações salvadoras de Deus ocuparão maior parte do texto sagrado no Velho Testamento e Novo Testamento.

A segunda narração da criação, então, descreve como a família humana surgiu e suas relações com a terra de que fora tomada e com que finalidade. A família humana é o foco da narração. Tudo parece ter sido feito para ela.