Risos | Iavé Traz Risos Para Seus Eleitos

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Neste Post, Iavé traz risos para seus eleitos com stund up sobrenatural. Ele é o Deus dos impossíveis cuja ação poderosa nos surpreende com desfechos felizes. Veja a seguir.

Em Gênesis 18 Iavé aparece a Abraão nos carvalhais de Manré, no maior calor do dia. O Senhor apareceu representado por três homens. Abraão prostrou-se diante do Senhor, e começou uma corrida para atender a seu hóspede com excelência, conforme costume oriental.

O Local dos Risos

Vamos aos fatos e a seu entendimento. Primeiramente, a localização do encontro de Abraão com Deus foi nos Carvalhais de Manre, um lugar onde Abrão acampou várias vezes (13.18; 14.13; 18.1).

Notamos que este era um lugar de sua preferência. O que este deve ter marcado a vida de Abraão pelas experiências com Deus. Abraão também marcou aquele lugar na história. J. D. Davis menciona um lugar perto de Hebrom, onde “no tempo do historiador Josefo existia um velho terebinto, que denominavam árvore de Abraão”. Um carvalho também já foi mencionado como árvore de Abraão desde o século décimo sexto (J. D. Davis).

Nós podemos falar com Deus em todo lugar. Porém, há lugares consagrados, templos onde nos sentimos mais à vontade para desenvolvermos a comunhão com o Senhor. Algumas pessoas visitam lugares ermos para orar. Devemos crer que elas têm experiências maravilhosas com Deus nesses locais, pois só isso justifica visitá-los periodicamente.

Em segundo lugar, o texto diz que Iavé apareceu para Abraão, mas o que este vê são três homens. Este fato tem sido defendido como uma teofania, do grego Théos”, Deus e “phanei”, aparecer”. Teofania é a “manifestação de Deus em algum lugar, coisa ou pessoa(Wikpédia).

Porém, Abraão não viu Deus, pois, na verdade, ele os tratou inicialmente como homens. O curso da conversa revelou-lhe Deus. Por que podemos afirmar isso? Conforme já mencionado, preferimos a interpretação da Bíblia sobre a ela mesma. Veja alguns versículos sobre isso: Ninguém jamais viu a Deus; se nos amamos uns aos outros, Deus está em nós, e em nós é perfeito o seu amor” (1 João 4:12). E,Deus nunca foi visto por alguém. O Filho unigênito, que está no seio do Pai, esse o revelou” (Jo 1.18).

A Trindade No Velho Testamento?

Ainda sobre os três homens. Há quem defenda que os três homens era a Trindade Santíssima. Preferimos crer que eram anjos (19.1). Por que? Apresento dois motivos para isso: Primeiro, os Anjos eram mensageiros representantes de Deus perante os homens (Hb 1.14). Eles falavam em nome de Deus. Sua fala era a fala de Deus (Lc 2.9). Isto levaria a conversa como se fosse pessoalmente com Deus. Porém, vimos que é impossível um homem pecador ver a Deus e continuar vivo. Veja este versículo: “E disse mais: Não poderás ver a minha face, porquanto homem nenhum verá a minha face, e viverá (Êxodo 33:20). Além disso, é perigoso chamarmos anjos de Deus.

Em segundo lugar, na concepção do povo de Israel, Deus é único (Dt 6.4). A ideia da Trindade ainda não era desenvolvida, como é no Novo Testamento, numa revelação mais desenvolvida.

Risos Na Hospedagem

A forma de Abraão receber hospedes ainda era usada no Novo Testamento, conforme constatamos em Lucas 7.43-47. Abraão se comporta como quem recebe homens, sem saber que estava hospedando anjos. Dai, a conclusão do autor aos Hebreus: “Alguns sem saber hospedaram anjos” (Hb 13.2).

O ponto culminante da conversa é quando os anjos perguntam por Sara e anunciam que ela daria à luz um filho no ano seguinte. Sara riu no seu íntimo, pois ela já tinha 89 anos e Abrão, 99. Já não tinham mais nenhuma condição de terem filhos e nem, prazer sexual (11,12).

Ela riu no seu íntimo e falou consigo mesma, mas Deus sabia o que tinha acontecido, e denunciou-lhe a descrença (13,14). Mediante isso, Sara ficou temerosa e tentou negar, mas foi vencida pela palavra que sempre vence, A palavra de Deus. Agora, veja isso: Deus traria risos para um casal centenário. Diz que não é engraçado? Não parece mesmo uma piada de stund up? 

Concluindo, Sara teve uma alegria ainda maior. Por que? Porque as mulheres que não tinham filhos eram consideradas amaldiçoadas, infelizes. Ela carregara a vida inteira essa condição. Mas agora, ela riria como ninguém jamais riu. Veja suas palavras:

E disse Sara: Deus me tem feito riso; todo aquele que o ouvir se rirá comigo.
Disse mais: Quem diria a Abraão que Sara daria de mamar a filhos? Pois lhe dei um filho na sua velhice (Gênesis 21:6,7).

O verso chave é o 14, pois conclui a síntese de todo o drama do casal: “Acaso, para o Senhor há coisa demasiadamente difícil? Daqui a um ano, neste mesmo tempo, voltarei a ti, e Sara terá um filho