Tempo de leitura: menos de 1 minuto
Veja algumas Utilidades da Lobeira, comida preferida do lobo-guará, muito útil também na culinária brasileira e medicina popular.
Classificação
Nome científico: Solanum Lycocarpum;
Família: Solonaceae;
Nomes populares: Lobeira, fruta-de-lobo, berinjela-do-cerrado;
Habitat: Cerrado, Vereda, Campo Sujo;
Local da foto: Ceilândia-DF;
Foto: @prodivanvelasco;
Câmera: Smartphone Lenovo K8 Plus.
Veja Algumas Utilidades do Fruto Lobeira
Pode servir em caso de sobrevivência na selva.
O fruto da Lobeira pode ser consumido. Mas ele precisa estar maduro, caso contrário, é amargo.
Como reconhecer se está maduro? Quando maduro, a Lobeira cai do pé, e fica um pouco mole. Ao abri-lo, constata-se abundância de água. Neste ponto, ele é doce e pode ser consumido. Por ser rico em água pode evitar a desidratação. E por ser rico em nutriente, ajuda manter a disposição física.
Alguns Usos Medicinais
As raízes da lobeira, “em forma de infusão, são usadas para alívio da hepatite. O xarope do fruto melhora os sintomas da asma. A mistura de sua polpa madura com ovo cru é utilizado para aliviar os males da bronquite. Um pó branco extraído do fruto verde é utilizado para aliviar os sintomas da diabetes e epilepsia” (Fonte: Coisas da Roça).
Veja uma Receita de Geleia de Lobeira publicada no PDF BVSMS Saúde
O ponto para confecção de geleia é quando o fruto está bem maduro. Verde, o fruto tem “grande quantidade de tanino”, substância amarga.
Ingredientes
Frutos maduros de lobeira;
Açúcar;
Limão.
Modo de preparo
Retire a casca e as sementes do fruto. Ferva a polpa com um pouco de água e bata no liquidificador. Adicione 500 g de açúcar para cada quilograma de polpa. Coloque gotas de limão. Ferva novamente até dar o ponto.