Tempo de leitura: menos de 1 minuto
Igual a muitas ervas medicinais, Transagem nasce em quintais, beira de estrada e terrenos baldios. Conheça o valor medicinal e culinário dessa que é considerada planta milagrosa.
Classificação científica Conforme Wikipédia.
Super-reino: Eukaryota
Reino: Plantae
Divisão: Eudicotiledônea
Classe: Asterídias
Ordem: Lamiales
Família: Plantaginaceae
Tribo: Plantagineae
Género: Plantago
Espécie: P. major
Nome binomial
Plantago major L.
Usos e Aplicações
Trata-se de uma planta muito utilizada pela medicina popular em vários países, para tratar de muitas doenças, tais como: gripes, resfriados e inflamações da garganta, útero e intestino.
A planta também e conhecida popularmente como Tanchagem, Taiova, Orelha de veado, Tansagem, Transagem, Tanchá ou 7 nervos.
Pode-se utilizar toda a planta para fazer o chá por infusão, decocto, tintura, extrato fluído ou emplasto. Emprega-se para tratar das infecções das vias respiratórias, ou como gargarejos para tratar afecções da boca e da garganta, tais como aftas, faringite, amigdalite e laringite, bem como das infecções urinárias, perdas de urina durante o sono, problemas de fígado, azia, espasmos de estômago, diarreia e diurético para reduzir a retenção de líquidos.
As propriedades da Tanchagem.
A Plantago Major apresenta as seguintes propriedades: antibacteriana, adstringente, desintoxicante, expectorante, analgésica, anti-inflamatória, cicatrizante, depurativa, descongestionante, digestiva, diurética, tônica, sedativa e laxativa.
Chá
Usa-se as folhas para fazer chá, emplasto ou tempero em comidas.
Para infusão, usar 30 g/l, deixar em água quente por 20 minutos e tomar de 3 a
4 xícaras por dia.
Recomendações.
Mulheres grávidas, lactentes e pessoas com problemas cardíacas não deve usar a Tanchagem. Em todo caso, consulte seu médico.
Como eu disse de início, esta planta nasce naturalmente em nossos terrenos como erva daninha. Muitas vezes arrancamos sem saber o bem que ela faz. Tenho encontrado está planta com muita frequência no Distrito Federal e em Goiás. Vale a pena conhece-la. Ele pode servir como recurso medicinal.
Fontes Consultadas
Tratado das Plantas Medicinais
Link permanente