Ipê Amarelo Medicinal, Para Que Serve?

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

O Ipê Amarelo é uma árvore encantadora. Por que? Porque ela produz lindas flores, é de valor ornamental, e é medicinal. A classificação de Ipê Amarelo, nome científico e outras características veja aqui.

Quais são Os Usos Medicinais do Ipê Amarelo?

O Ipê Amarelo é indicado para o tratamento de estomatites, infecções renais, amigdalites, dermatites e varizes. Além disso, ele possui propriedades que combatem febre, diarreia, inflamações, infecções, feridas e possui ação analgésica. Essas propriedades são: saponinas, taninos, antibióticos naturais, minerais e flavonoides. Veja como usá-lo.

Como Usar O Ipê Amarelo Medicinal?

Chá. O chá de Ipê Amarelo pode ser usado para combater os sintomas do reumatismo, inchaços nas pernas e para curar feridas.

Como fazer?

Pegue duas colheres de entrecascas em pedacinhos e coloque em álcool de cereais como, por exemplo, o de arroz, o de milho 70% e deixe-o curtir por 7 dias. Após este período, coe e beba 2 colheres de café diluídas em meio copo d’água 2 vezes ao dia.

Inflamação de Gengivite

As flores do Ipê Amarelo são usadas o tratamento de inflamações de garganta e da gengivite. Amasse as flores e coloque em meia xícara de água fervente. Coe e coloque numa xícara de café com mel. Faça gargarejo. Se for gengivite, molhe o algodão e aplique no local.

Para Feridas, Eczemas e Coceiras

Coloque uma colher de sopa em um copo de água e leve-o ao fogo. Espere 5 minutos após ferver e depois coe.

Em escoriações, molhe o algodão na mistura e use sobre a ferida e/ou coceira.

Como Plantar Ipê Amarelo

O plantio de Ipê se dá por sementes. Entretanto as sementes duram bem pouco com boas condições de germinação. Melhor seria comprar mudas, ou pedir ao vendedor das sementes garantias de que as mesmas contenham as condições de germinação.

Veja outras instruções de Instituto de Pesquisas e Estudos Florestais

A propagação deve realizada através de enxertia.

Os frutos devem ser coletados antes da dispersão, para evitar a perda de sementes. Após a coleta as sementes são postas em ambiente ventilado e a extração é feita manualmente. As sementes dos ipê amarelos são ortodoxas, mantendo a viabilidade natural por até 3 meses em sala e por até 9 meses em vidro fechado, em câmara fria.

A condução das mudas deve ser feita a pleno sol. A muda atinge cerca de 30 cm em 9 meses, apresentando tolerância ao sol 3 semanas após a germinação.

Os ipês, espécies do gênero Tabebuia, produzem uma grande quantidade de sementes leves, aladas com pequenas reservas, e que perdem a viabilidade em poucos dias após a sua coleta. A sua conservação vem sendo estudada em termos de determinação da condição ideal de armazenamento, e tem demonstrado a importância de se conhecer o comportamento da espécie quando armazenada com diferentes teores de umidade inicial, e a umidade de equilíbrio crítica para a espécie (KANO; MÁRQUEZ & KAGEYAMA, 1978)”.

Com bases nestas informações, compre suas sementes ou mudas e tenha o prazer de ter uma beleza dessas em seu quintal.

Comentários encerrados.