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Profetas em Tempo de Extrema Maldade, continuação do estudo do personagem Profeta Elias, baseado em 1 Rs 21. Jezabel trama a morte de Nabote para Acabe ficar com a vinha daquele.Baixe o PDF.
1 – Profetas em Tempo de Extrema Maldade Proferem Sentença Contra os Opressores (17-24)
Profetas em Tempo de Extrema Maldade, continuação do estudo do personagem Profeta Elias, Jezabel tramou a morte de Nabote para Acabe ficar com a vinha daquele. Deus mandou Elias encontrar-se com Acabe na vinha de Nabote. Ele estava tomando-a para si (17,18). Mandou dizer-lhe: “Mataste para tomar a herança? Será morto e no lugar que os cães lamberam o sangue de Nabote lamberão o seu também” (19). Acabe o chamou de inimigo. Elias não negou. Perseguiu-o, e alcançou-o, porque ele se deixou subornar e se vender para fazer o que é mal aos olhos do Senhor (20). Em decorrência disso, Deus faria cair desgraça sobre ele: varreria a família dele em Israel (21). Deixariam de existir (22). Também os cães devorariam Jezabel (23). Os descendentes de Acabe que morressem na cidade seriam devorados pelos cães, e os que morressem no campo, pelas aves (24).
2 – Profetas em Tempo de Extrema Maldade São Destemidos
Deus manda o profeta falar com Acabe. Deus disse onde o encontrar: estava tomando posse da herança alheia. Deus sabe onde nos encontramos e o que estamos fazendo. Deus conhece os atos de injustiça que são praticados, e os pune (Sl 139.1s).
A palavra do profeta foi uma sentença (19) de Iavé, pois Elias é Seu porta-voz. A verdadeira profecia contém consolo, mas contém também castigo. O profeta tinha uma mensagem de Deus para o rei. O Profeta não está subjugado a nenhum governo, senão o de Deus. A palavra de Deus incomodou o rei e tem incomodado a muitos que querem continuar pecando (Jo 3.19).
3 – Herança Maldita
Por causa de Acabe, seus filhos, sua linhagem seria exterminada de Israel. Que herança maldita esse pai deixou para seus filhos! O tom da sentença já era conhecido (Veja 1 Rs 14.10,11).
Hoje, entretanto, nossos filhos não punidos por nossos pecados. Agora, a alma que pecar, essa morrerá (Ez 18). E, todo aquele que crer em Jesus, O Cristo, será salvo, e quem não crer será condenado (Jo 3.16, 18). Cada um responde pelos seus atos e pela própria culpa (Rm 14.10,12; 2 Co 5.10). Porém, as histórias dos pais sempre deixarão algum tipo de herança para os filhos. Herança de vergonha, de dor de indignidade, de opressão. Quais heranças estamos deixando aos nossos filhos? Se você tem deixado uma história triste, é tempo de mudá-la. Se você recebeu uma herança maldita, há cura em Jesus para você e para seus filhos. Ele levou sobre si as nossas maldições (Is 53; Gl 3.13).
O maior dos Pecadores (25-26)
Acabe superou todos os pecadores dentre seu povo e sua geração (25). Ele se deixou contaminar e adotou a idolatria dos cananeus aos quais Deus mandou Moisés e Josué exterminar (Gn 15.16). Ele aborreceu ao Senhor mais que todos os outros homens, porque sua mulher o instigou para fazer o mal. Esposa foi feita para ser companheira, amiga, ajudadora no bem (Gn 2.18). Mas o pecado fez de Jezabel a esposa mais cruel de toda a Bíblia. Não se encontra nela nenhum bom conselho. Acabe era sem criatividade até para pecar. Mas o que faltou nele sobrava em Jezabel. Ela conseguiu que ele tirasse o diploma do homem mais pecador do mundo, Conseguiu fazê-lo extremamente desagradável a Deus.
Das esposas cristãs, entretanto, Deus espera que sejam amigas, amáveis, boas donas de casa, mestras no bem (1Tm 2.9-15; Tt 2.3-5; 1 Pe 3.1-6) de forma que ganhem até mesmo seus maridos não crentes para Cristo, até mesmo sem palavras.
Arrependimento Contemplado (27-29)
Até que enfim Elias conseguiu uma conversão ao Senhor. Mas era arrependimento mesmo ou mais um ato de medo? Parece que Acabe não fazia o que fazia por maldade, mas por fraqueza (Novo Comentário da Bíblia). Conversão sincera traz consigo mudança de vida, o que parece não ter acontecido com Acabe (22). A sentença permaneceria e se cumpriria (19; 22.38). Apenas foi retardada, pela misericórdia de Deus (29), devido a um ato de respeito medroso por parte do rei.
Deus é louvado pelo Apóstolo Paulo como “Pai das misericórdias” (2 Co 1.3). Onde o pecado de Acabe foi grande, a graça foi abundantemente maior (Rm 5.20). Mas mesmo a graça não pode ser tratada como graça barata. Podemos usar a graça de Deus, mas não, abusar dela (Rm 6.1,2).