Profetas a Gostos: Que Queres Ouvir?

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Profetas a Gostos: Verdades ou Mentiras, Que Queres Ouvir? Estudo Baseado em 1 Rs 22, continuação dos estudos sobre o Profeta Elias.

Profetas a gostos demonstra como o povo se deixa enganar por falsos profetas, como aconteceu no tempo do profeta Elias. Isso veremos neste breve estudo.

Depois de três anos o rei Josafá, de Judá, reino do Sul foi visitar Acabe (1,2). Ramote-Gileade era de Israel, mas estava em poder dos Sírios (3). Acabe pediu a Josafá que o ajudasse a conquistá-la (4). Josafá dispôs-se a ir, mas pediu para consultar ao Senhor. Acabe reuniu os profetas, mas Josafá percebeu que não eram os profetas de Iavé. Acabe disse que havia um, Micaías, mas este “nunca profetiza o bem” a meu respeito, disse ele (5-8).

Profetas a Gostas: Micaías, profeta para quem gosta da verdade

Acabe mandou chamar Micaías (9). Enquanto aguardavam Micaías, os reis Josafá e Acabe, estavam vestidos de trajes reais à porta de Samaria. Todos os profetas profetizavam diante deles (10). Zedequias até fez uma encenação com uns chifres de ferro, que demonstravam poder mágico (Ver 2 Rs 13.14-19; Jr 27.2,3; 28.10,11). Todos diziam que o rei deveria lutar contra os sírios, pois venceria. Iavé lhes daria a vitória (11,12)

O mensageiro foi buscar a Micaías, e disse-lhe que profetizasse o bem para o rei como os demais profetas (13). Micaías lhe respondeu que só falaria o que o Senhor dissesse (14).

Quando ele profetizou, falou a mesma coisa que os outros profetas (15). O rei não acreditou e mandou que lhe falasse a verdade (16). Então Micaías falou do que o Senhor estava lhe mostrando: Israel disperso, como ovelhas sem pastor (17). Acabe confirmou a palavra de que Micaías só falava para o seu mal (18).

Micaías continuou dizendo que viu o Senhor no seu trono e o exército do céu diante dele. O Senhor perguntou quem induziria a Acabe à batalha. Um espírito se propôs a fazê-lo. O Senhor lhe perguntou de que modo o faria. Ele respondeu: “Eu sairei e serei um espírito mentiroso na boca de todos os seus profetas”. O Senhor o consentiu (19-22). “Assim o Senhor pôs o espírito mentiroso na boca de todos estes teus profetas, e o Senhor falou o que é mau contra ti” (23).

O conceito do Velho Testamento, como também do Novo, é que os espíritos malignos e seu chefe, Satanás estão sujeitos ao poder de Deus (Cro 21.1 – O Novo Comentário da Bíblia, Edições Vida Nova).

Zedequias bateu em Micaías. Disse que o espírito do Senhor não poderia ter saído dele para falar com Micaías (24) Este respondeu que Zedequias o veria no dia que tivesse que se esconder (25). Acabe mandou por Micaías no cárcere até que ele voltasse em paz. Micaías lhe disse: “Se voltares em paz, o Senhor não falou por mim. Disse mais: Ouvi, todos os povos!” (28).

Aliança Insensata

Em 853, A.C., houve uma aliança entre a Síria e Israel que permitiu a derrota da Assíria. O filho de Josafá havia se casado com a filha de Acabe (2 Rs 8.18, 26). Havia aliança entre a Síria e Israel (20-34). Acabe tramava romper a aliança para conquistar Ramote-Gileade, uma importante cidade de refúgio além do Jordão (Dt 4.43 – Bíblia Vida Nova). Mas aliança não é coisa que infiéis honrem. Acabe era infiel. Ademais poderia ter ficado com essa cidade se não fosse imbecil, quando derrotou Ben-Hadade (20.32-34).

Josafá demonstrou respeito à palavra do Senhor. Desejava ouvi-la antes de uma decisão. Ele entrou numa família arruinada, pois Deus prometera exterminar a semente de seu aliado (21.20,22). Logo, seu filho ficaria viúvo e seus netos seriam mortos. Quantos têm entrado nesse tipo de aliança!

Profetas a gostos: Consegues Identificar O Espírito de Mentira?

Notem que os falsos profetas foram identificados por Josafá. Não eram profetas do Senhor, mas curandeiros e adivinhos, talvez, discípulos dos profetas de Baal. Esses são muitos (10,12). Mas a mensagem é uma só: mentira (19-23). Estavam possuídos por um espírito de mentira. O Senhor iria entregar Acabe à mentira. Deus procurou alguém que o fizesse. Um espírito se apresentou diante de Deus e se propôs a fazê-lo. Deus o permitiu.

Em Jó 1, Satanás tentou Jó, mas o objetivo era outro. Acabe cairia. Isto é, seria derrotado, por causa de sua infidelidade. Jó venceria Satanás através de sua fidelidade a Deus. Este era instrumentos de louvor e glória a Deus; aquele era instrumento de vergonha. Por isso seria destruído.

Deus não tenta a ninguém. Mas ele permite sermos tentados para vários fins: disciplina, punição, crescimentos espiritual. Nenhuma tentação vem sobre nós sem a permissão de Deus (Tg 1.13,14; 1 Co 10.13).

profetas a gostos
Profetas a gostos, que queres ouvir – Pixabay

Profetas a Gostos: Micaías, Profeta da Escola de Elias

Micaías, aqui, é o único profeta do Senhor no meio de verdadeiros lobos (24). Mas ele é corajoso. Tem a mesma índole de Elias. Ele era da escola de Elias. Os profetas do Senhor não têm medo de caras feias, nem de ameaças e agressões de mentirosos. Ele apresenta a Palavra de Iavé com fidelidade.

Acabe já o conhecia muito bem (16). Ele é até sarcástico para com os que gostam de mentiras (15). É ousado e convicto de sua mensagem (27, 28).

Vemos aqui que os falsos profetas tentam impressionar e agradar a seus ouvintes. Falam o que eles querem ouvir e não o que o Senhor manda. O verdadeiro profeta fala a palavra de Deus, quer gostem ou deixem de gostar (Ez 2.5; 3.7).

No meio evangélico também há muitos falsos profetas, falsos pastores e falsos mestres que enganam as pessoas que gostam de sensacionalismos, pessoas que gostam de serem enganadas. Demonstrar “capacidade” de operar o sobrenatural não pode ser a única e infalível referencia de um verdadeiro profeta (Mt 7.15-23).

Profetas a Gostos: A profecia que se cumpre  (29-40)

Nosso foco é Elias, personagem de nosso estudo. Outros personagens entraram, mas foram personagens secundários, embora não menos importantes. São mencionados para destacar que Elias não estava só como pensava.

O rei de Israel e o rei de Judá foram à batalha para tomar Ramote-Gileade. O rei de Israel se disfarçou, enquanto Josafá ficaria vestido de trajes reais sendo facilmente identificados pelo inimigo como rei (29,30). Boa armadilha para escapar da morte. Assim os sírios que receberam ordem para lutar principalmente contra o rei de Israel (31), derrubariam Josafá enquanto o rei covarde ficaria vivo. Os sírios atacaram a Josafá pensando que ele era Acabe, mas ele gritou e eles o deixaram (32,33). Um soldado atirando sem alvo algum acertou a Acabe. Tiro certeiro, pois passou “por entre as juntas de sua armadura” (34).

Quando alguém é alvo de Deus não adianta se esconder, nem armar camuflagem. Deus é onipresente e onisciente (Sl 139.1s).

O rei foi sustentado pelos seus homens no seu carro. O sangue dele escorreu pelo caminho. À tarde ele morreu. A guerra acabou (35-37). Ao lavaram o seu carro junto ao tanque de Samaria, os cães lamberam o seu sangue (38), como Elias dissera (21.19).

A vingança pertence ao Senhor (Dt 32.35). Elias mais uma vez foi credenciado como profeta de Iavé. O que ele falou se cumpriu.

Josafá clamou (gritou, 32) e o Senhor o ajudou” (2 Cro 18.31). É um perigo andar em más companhias, quanto mais fazer aliança com elas. Josafá fez aliança com Acabe para fazer o mal: romper uma aliança. Mas o Deus da aliança não o deixou impune. Felizmente para Josafá foi só um susto. Por pouco os planos maquiavélicos de Acabe dariam certo.