Tempo de leitura: 2 minutos
Ora-pro-nóbis do Cerrado. Olá, amigos. Em minhas andanças costumeiras no Cerrado do Distrito Federal, olhem o que encontrei: Ora-pro-nóbis. Veja as informações sobre essa planta rica em nutrientes.
Ora-pro-nóbis Por quê?
Ora, ora, ora. Vejam o que eu encontrei no Cerrado: Ora-pro-nobis. Segundo dizem, a planta ganhou esse nome porque fieis católicos abandonavam a missa para comer essa frutinha e diziam: orai por nós.
Mas será que vale à pena abandonar o diálogo com Deus por essa frutinha espinhenta? Sei lá. Gosto cada um tem o seu.
Experimentei o fruto. Tem sabor cítrico, meio adocicado. Sim, ele pode ser consumido naturalmente ou em sucos, geleias, licores, curtido em vinho, compota, etc.
Cuidados Na Colheita dos Frutos
Você deve ter cuidados na hora de colher os frutos, por causa dos espinhos, tanto nos galhos como no próprio fruto. Porém, estes não são muito perigosos. Soltam-se facilmente, apenas ao empurrá-los para o lado com o dedo.
Uso na Culinária e Propriedades
As folhas são comestíveis ao natural como salada ou cozidas, e, segundo estudos, ricas em proteínas, por isso é chamada de: “carne dos pobres”. Seu uso é indicado para pessoas desnutridas ou com anemia.
Ora-pro-nóbis também é rica em manganês, magnésio, ferro, cálcio, além de vitamina C e fibras.
É uma planta com valores ornamental, medicinal e alimentar. Pode compor cercas vivas, suas flores são lindas, seus frutos amarelados quando maduros e com espinhas são curiosamente ornamentais.
Meu pai cultivava uma espécie também chamada de ora-pro-nóbis-sem-espinhos ou espinafre-indiano ou popularmente chamado de bertalha, uma trepadeira deliciosa.
Ora-pro-nóbis do Cerrado – Informações
Nome Científico: Pereskia aculeata;
Família: CACTACEAE;
Nomes Populares: Surucurú, ora-pro-nobis;
Hábito: Árvore;
Fitofisionomia ou Habitat: Cerrado, Mata galeria, transição com caatinga;
Distribuição: Alagoas, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Pernambuco, Pará, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Sergipe e São Paulo;
Fonte base dessas Informações: Guia de Campo.
Local da foto: Parque Burle Marx de Brasília;
Foto: @prodivanvelasco.
Link permanente