Árvore Ipê-Amarelo, Período de Floração

Tempo de leitura: 2 minutos

Árvore Ipê-Amarelo no Período de Floração no Distrito Federal, agosto 2020: Saiba o nome científico, uso ornamental e medicinal.

Informações da Árvore Ipê-Amarelo

Nome Científico: Tabebuia Áurea Benth. & Hook.f. ex S. Moore;;

Família: Bignoniaceae;

Sinonímia botânicaHandroanthus albus (Chamiso) Mattos; Tecoma alba Chamisso.

Habitat: Mata de galeria, mata seca, cerradão, cerrado (lato sensu), savanas amazônicas.

Nomes Populares: Pau-d’arco; Ipê-amarelo-craibeira; Ipê-amarelo-do-cerrado; paratudo; paratudo-do-campo; caraibeira; caroba-do-campo; carobeira; cinco-em-rama; cinco-folhas-do-campo; caiba.

Tabebuia Áurea é árvore que alcança entre 5 e 20 metros de altura. O caule pode chegar a um metro de diâmetro, casca clara-acinzentada e espessa, textura de cortiça.

Ocorrência

O Ipê Amarelo distribui-se pelos Estados do Amazonas, Amapá, Pará, Tocantins, Alagoas, Baia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Sergipe, Minas Gerais, São Paulo, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Paraná.

Usos Madeireiro, Medicinal e Ornamental.

A madeira aplica-se a cabos de ferramentas, fabricação de caixotes e caixas, móveis, etc.

O uso ornamental explica-se pela sua exuberante florada nos períodos no auge o período seco. No Distrito Federal este período é no final de julho e durante o mês de agosto até o começo de setembro.

Tabebuia Áurea é recomendada, e tem sido bastante usada, na arborização urbana e jardins particulares. Esta árvore não pode faltar num bom projeto de paisagismo e arborização.

Ela é também indicada para recuperação de áreas degradadas.

O uso medicinal utiliza cascas e raízes para tratar de problemas no estômago, vermes, diabetes, inflamações, febres, hemorroidas, expectorante, em fim, para tudo. Por isso, Ipê-Amarelo é também chamado de paratudo.

Esta árvore já foi declarada símbolo do Brasil, e merece nosso respeito, apesar de não ser privilégio somente nosso, mas também de outros países, tais como, Argentina, Bolívia, Paraguai, Peru e Suriname.

Em minha caminhada no Parque Burle Marx de Brasília fiz algumas imagens dessa árvore. Confira.

Inscreva-se

Referências:

 EMBRAPA

Guia de Campo

Comentários encerrados.