ÓLEOS ESSENCIAIS DE MYRCIA LINEARIFOLIA

Tempo de leitura: 2 minutos

ÓLEOS ESSENCIAIS DE MYRCIA LINEARIFOLIA, flor do cerrado, da Família Myrtaceae, é uma das razões pela qual consta como planta de valor econômico ou potencial. 

QUAIS OS ÓLEOS ESSENCIAIS DE MYRCIA LINEARIFOLIA?

Óleos essenciais da flor do cerrado, da Família Myrtaceae, Myrcia linearifolia, é uma das razões pela qual ela consta como planta de valor econômico ou potencial. Entretanto, este não é o único valor desta planta. 

Há poucos estudos sobre este gênero. Porém, através de minhas observações posso elencar pelo menos dois outros motivos viáveis de Myrcia linearifolia. São eles, florístico, melífero e farmacológico.

Valor Florístico

Então, como valor florístico, a beleza das Myrtaceas são indiscutíveis. Esta Myrtaceae apresenta floração com formação de buquê de flores brancas encantadoras. Ela floresce entre agosto e setembro.

Além disso, o perfume que exala tanto das flores, quanto das folhas, é muitíssimo agradável. As folhas finíssimas da arvoreta lembram um pinheiro. 

Acrescento ainda, a viabilidade de ocupar pouco espaço, pois são de porte pequeno. Nunca encontrei nenhuma com mais do que 80 centímetro de altura.

Valor Melífero

Quanto ao valor melífero, é comum encontrar os buquês de flores  de Myrcia linearifolia com muitas abelhas. É notável a atração desta planta para esses polinizadores.

Valor Farmacológico dos ÓLEOS ESSENCIAIS DE MYRCIA LINEARIFOLIA

Além disso, Myrcia linearifolia conta no PDF: Espécies Nativas da Flora Brasileira de Valor Econômico Atual ou Potencial por causa dos óleos essenciais: β-pineno, α-pineno e p-menta. 

Esses óleos essenciais podem ser usados para confecção de produtos medicinais e cosméticos.

Consta, também, um estudo de uso no controle de proliferação de espécies invasoras. 

Nomes Populares de Myrcia linearifolia

Como geralmente as pessoas me perguntam sobre o nome popular das plantas, quando consigo saber apresento aqui.

Então, Myrcia linearifolia tem os nomes populares de araçazinho. Entretanto, notem a confusão, este nome também se aplica a: Myrcia guianensis; Myrcia linearifolia, Myrcia nivea, Myrcia sellowiana, Myrcia splendens e Myrcia tomentosa. Assim,  é importante saber de qual araçazinho estamos falando.

Além disso, para finalizar, a frutificação ocorre entre outubro e dezembro. Ainda, o frutinho é comestível.