Abelhas | 4 Plantas Melíferas do Cerrado

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Quais Flores do Cerrado ajudam A Conservar Abelhas? Neste post apresentarei 4 dessas plantas e problemas na conservação das abelhas, que têm sido noticiados pela mídia.

2 Problemas que Ameaçam As Abelhas.

1. Agrotóxicos.

Os vários problemas que ameaçam a existência das abelhas são: agrotóxicos, desmatamento, queimadas, doenças, ácaros, mudanças climáticas e déficit nutricional. 
Conforme noticiado pelo Canal Rural, o agrotóxico usado nas lavouras de soja “respondem por 80% das mortes das abelhas”. 
Noto que algo semelhante acontece também alguns pássaros. Depois que um fazendeiro de soja vindo do Sul para o Estado de Goiás se instalou vizinho à nossa chácara começou a aparecer muitos pássaros mortos. 
No caso das abelhas no sul, foi constatado que a “ingestão ou contato com o inseticida fipronil” causou a mortandade que exterminou colmeias inteiras.
A morte das abelhas significa menos mel de qualidade no mercado, menos plantas politizadas. O que levaria a menos produção de frutas e grãos e menos proliferação de espécies de plantas. Menos alimento num mundo faminto. Algumas culturas dependem da polinização por abelhas. Veja Aqui.

É atribuído a Albert Einstein (1879/1955) o dito: “Se as abelhas desaparecerem da face da Terra, a humanidade terá apenas mais quatro anos de existência. Sem abelhas não há polinização, não há reprodução da flora, sem flora não há animais, sem animais, não haverá raça humana”.

Além disso, a notícia de que o agrotóxico é o problema por trás das mortes de abelhas, faz o país perder certificação internacional e competitividade no mercado, principalmente de exportação; prejuízos para os apicultores.

Aprendi desde criança andando nas matas, que o que faz mal para a fauna e para a flora, faz mal para nós seres humanos também. Estou convencido de que um dos maiores causadores de doenças, dentre elas o câncer, são os agrotóxicos e transgênicos, mas este é outro assunto. Voltemos para as causas e consequências das mortes de abelhas.

2. Desmatamento.

Já é conhecido por todos que o Cerrado está em extinção devido ao desmatamento, às queimadas, ao avanço das lavouras e dos empreendimentos imobiliários para expansão das cidades. As queimadas devoram troncos de árvores com colmeias. Algumas pessoas até usam queimá-las para extrair o mel. Com isso, destroem árvores e centenas de abelhas.

Além disso, o desmatamento afasta as abelhas pela falta de plantas apropriadas para polinização.

Ciclo Vivo sugere o cultivo de algumas plantas polinizadas por abelhas para estimular a produção apícola e floral.

A seguir, apresentarei algumas plantas que encontrei no cerrado que são excelentes para a apicultura, com produção de excelentes qualidades.

Plantas do Cerrado Boa Para Abelhas

As plantas apresentadas aqui foram encontradas no Cerrado do Distrito Federal.

1 – Assa-peixe.

Segundo amigos meus que já trabalharam com apicultura, a flor do assa-peixe é excelente para produção de mel. Não podia ser diferente. Pense numa planta magnifica! Suas folhas servem a um chá saboroso com aroma e sabor que lembra a laranja. Além disso, com poder medicinal. Veja Aqui.

Abelhas
Vernonia polysphaera

2 – Mimosa paraibana e outras espécies.

A Mimosa conta com cerca de 540 espécies. Já encontrei várias delas no Cerrado do Distrito Federal, todas melíferas. Veja aqui algumas dessas espécies.

Mimosa Regina

3 – Ipomoea bahiensis Willd.

Esta planta é visitada pelas Apis mellifera e abelhas solitárias que coletam néctar e pólen.

Já fiz um vídeo mostrando esta dentre outras flores. Vê-se que é uma trepadeira que produz uma flor linda.

Além de seu valor ornamental, ela tem valor ambiental, econômico e melífero.

Abelhas

4 – Senna occidentalis e outras espécies de senna.

Referências:

Canal Rural

Sem Abelhas Sem Alimento

Guia de Plantas Visitadas por Abelhas – PDF/MMA