Tempo de leitura: 3 minutos
O Carro do Futuro Será Autônomo: Tendência de Mercado
O Carro do futuro será autônomo, sem motorista, já imaginou? É o que se pretende para o futuro. A Apple e outras empresas já estão investindo em projetos e programas de software para carros autônomos, o carro do futuro. A corrida agora é para ver quem chega primeiro ao mercado. A previsão é para 2020. A Uber e Alphabet (Dona da Google) estão entre as empresas interessadas no projeto.
Testes já foram feitos, mas foi interrompido por causa de um acidente. Mas parece que este é mais um caminho sem volta. Sendo assim, o que será de tantos motoristas? O que faremos com nossa CNH? E os Mecânicos de automóveis? Estão preparados para o carro do futuro?
O Carro do Futuro Será Autônomo, Prepare-se
Bem, melhor do que falar em desemprego em massa, devemos pensar em adaptação ao novo mercado. Foi assim com a datilografia quando chegou o microcomputador, com o telefone e com o orelhão (telefone público) quando surgiu o celular, com as empresas de telefonia quando surgiu o whatsapp, etc. As catracas nos ônibus, por exemplo, ainda resistem para não causar mais desemprego, mas é só uma questão de tempo.
O mundo está em constantes e rápidas mudanças. Tudo se transforma na velocidade das linhas eletromagnéticas, exigindo de nossa parte adaptação a tudo, o tempo todo. Uma loucura! Sobre os males que isso tudo causa na nossa mente falarei em outro artigo. Mas não há coração que aguente tanta exigência do senhor mercado, especialmente o tecnológico. Mesmo no Brasil, já há carros com muitas funções autônomas. Mas o motorista está presente para eventual necessidade. Futuramente, porém, você deverá apertar o cinto porque o piloto sumirá, literalmente e, não será coisa de cinema, mas realidade. Isto vai desimpedir o trânsito, supõem-se. Mas o bom é que não teremos mais motoristas falando no celular enquanto dirige. O carro do futuro vai aposentar os motoristas.
O Carro do Futuro Será Autônomo, Adaptação ao Mercado
Os jovens estudantes e aprendizes de profissões hoje precisam olhar essas tendências de mercado. Se os carros do futuro serão autônomos, então quem pretende estudar mecânica de automóvel, estude também tecnologia da informação e automação; pelo menos, num curso técnico. Se você pretende tirar carteira de motorista, que seja só para emergência ou para esporte. Se você sonha em comprar um carro, e mais, se for à prestação, cuide-se de que não se veja pagando as prestações para dirigir um carro devassado no mercado entre os autônomos.
Conto aqui minha experiência com fim dos tempos para o telefone. Queria ter um telefone para me comunicar com os parentes e amigos em 1995. No tempo, claro, não havia o popular celular ou pelo menos não era tão acessivel como hoje. Telefone era coisa especialíssima. Então procurei um telefone nos anúncios de jornal e comprei. Custou R$ 750,00. Um bom dinheiro na época. Poucos dias depois, com os avanços e abertura do mercado de telefonia, as concessões para telefone de uso doméstico barateou absurdamente. A assinatura passou a cerca de R$ 20,00 por mês, se não me falha a memória. Perdi dinheiro por não conhecer o mercado.
Quem quer investir com segurança precisa estar atento às evoluções do mercado tecnológico. Um dos meios de se adaptar é começar aprendendo a navegar na internet. Esta é o veículo da tecnologia da informação, por onde navega as novidades e tendências do mundo pós-moderno. Fique ligado. Para ter sucesso em sua carreira você precisará seguir as diretrizes tecnológicas sem traumas. Prepare-se para o carro do futuro.