Educação Midiática: O Negócio do Futuro Chegou

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Os destinos da educação. As previsões estão se cumprindo. A educação midiática  é uma realidade. O negócio do futuro é agora. Oportunidades para profissionais de Tecnologias da Informação.

Em dois 2003, enquanto esperava atendimento no escritório de um amigo, folheei um livro de cujo título não me lembro e nem do autor, mas previa que em 2015 a educação em nosso país e no mundo não seria mais a tradicional, com professores e salas de aulas, mas através da mídia, em todo lugar e o tempo todo. A previsão não falhou de tudo, pois hoje vemos que, aos poucos, o ensino à distância e através de tabletes, smartphones, desktops e notebooks vão ficando cada dia mais viáveis e convenientes. Fatores que vão fazendo da educação midiática, negócio do futuro, ser agora.

Educação Midiática: O Negócio do Futuro Chegou

Esse modelo de educação se torna viável porque evita o stress de um trânsito caótico e da violência crescentes. A insegurança das ruas, transportes públicos caros e ruins levam muitas pessoas preferirem ficar em casa.

Com isso, surgem oportunidades para profissões na área de Tecnologias da Informação, plataformas de gerenciamento automático de dados, programas gerenciadores de sistema educacional, etc. Coisas, essas, que irão substituindo o professor e o gerenciador humanos. O Professor e o gerenciador de escolas e sistemas de estudos do futuro terão que se adequar às Tecnologias da Informação, para produziam conteúdos de Tecnologias da Educação. Pelo menos é o que tudo indica e os caminhos já estão sendo trilhados agora mesmo. Este é um fator que gera tensões, possibilidades e grandes desafios, mas promove a integração global (veja algumas tendencias e idéias). Todos ensinam e aprendem, em todo tempo, em todo lugar e em todo mundo.

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Educação Midiática

Produção de conteúdos digitais de qualidade é uma porta de mercado que está se escancarando no Brasil e no mundo. Porém, o que preocupa é a palavra “conteúdo de qualidade”. Por conteúdo de qualidade, entende-se o que agrega valor real, ético, intelectual, informativo e formativo de fato. Algo que provoque uma boa ação do indivíduo, mudança de má para boa atitude, habilidades para construir boas coisas e transmiti-las aos outros. Este precisa ser bem avaliado. O Youtube, por exemplo, está cheio de boas aulas, tutorias, dicas e informações. Mas há também muito anticonteúdo. Quem quiser crescer nesta área precisa ser ético, e produzir conteúdo substancial, para ganharem a confiança de seus clientes. Aqui entra também a vocação. Esta não pode ser só ganhar dinheiro, mas servir aos outros e ao país, prestando serviço de qualidade. Uma questão de vocação. Não se pode, por exemplo, só fazedr uma busca de palavras-chaves no Google AdWords e escolher um assunto só porque é o mais buscado. Tem de se ter afinidade e conhecimento do assunto para crescer na educação midiática, agora mesmo.

Matéria do UOL educação aponta para um contexto de educação “personalizada e hibrida”. Isto é, através de “plataformas online e com espaços para as interações sociais”. Os tabletes, notebooks e netbooks vão ficando cada vez mais populares em sala de aula e, para muitas pessoas, substituindo a escola inteira pelo aconchego de seus quartos, salas e escritórios.

Prepare-se para o mercado. Mesmo que você não tenha vocação para Tecnologia da Informação, aprenda o suficiente para lidar com ela, pois a educação midiática é um negócio de hoje, agora.