Tempo de leitura: menos de 1 minuto
Natal, Papai Noel, Presentes e Festas. O sentido do Natal foi roubado pelo mundo e trocado por presentes e festas. O sentido do Natal mesmo fica esquecido. Mas qual é mesmo o sentido do Natal? Você sabe? Não. Não é o que você pensa. Estamos perguntando sobre o sentido bíblico, sabe, daquele livro que conta direitinho a história do Natal de Jesus.
Natal Bíblico
Segundo as Escrituras Jesus não apenas nasceu, mas Ele veio; Deus O enviou (Jo 3.16). Este verbo “vir” significa um movimento para algo ou para alguém, nesse caso, em nossa direção.
Mas quem faz um movimento o faz com um propósito, um objetivo. Jesus veio com o propósito de ser Emanuel (Is 7.14; Mt 1.23), que quer dizer “Deus conosco”. Na linguagem do Apóstolo João, Jesus é o “Verbo que estava com Deus, e que era Deus” e veio “habitar entre nós” (Jo 1.1,14).
Então, Jesus não começou a existir no dia em que nasceu. Ele já existia antes de tudo nascer. Seu nascimento foi a forma dele vir e se identificar conosco, habitar conosco, ser Deus conosco. Ele fez tudo nascer, até sua própria mãe foi obra dele (Jo 1.3). Claro, estamos diante de obras que só Deus realiza. Trata-se de mistérios e milagres.
Natal no Mundo
Mas onde está Jesus em nossa sociedade? Por toda parte ouvimos falar somente em Papai Noel. Por quê? A verdade é que para o mundo a ideia de um Jesus-Deus nunca foi uma ideia inteligente e comercialmente aceita. Daí, Desde seu nascimento, Jesus teve dificuldade para encontrar corações e lares receptivos. Mesmo quando Maria estava para dar-lhe à luz não encontrou lugar adequado (Lc 2.6,7).
O mundo quer a ideia de um Jesus, um Deus Conosco que seja manipulado comercialmente, que gere lucros e se transforme em presentes e festas; capital. O que geralmente resulta em pecados contra o Emanuel, com as glutonarias, bebedices e tantas outros.
Por isso, o tal Papai Noel, que é chamado de “bom velhinho”. Tiram o título de bom, que pertence somente a Deus (Lc 18.19) e dão-no à uma invenção humana. Sabem qual é o nome disso? Idolatria. Sim, mais uma.
Milagre do Natal
Natal, entretanto, é a vinda do Filho de Deus para transformar-nos em filhos de Deus.
Veio para o que era seu, e os seus não o receberam.
Mas, a todos quantos o receberam, aos que creem no seu nome, deu-lhes o poder de se tornarem filhos de Deus;
os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do varão, mas de Deus
João 1:11-13
Deixe Jesus nascer em seu coração e então sua vida será sempre Natal, dia de festa, com a mais doce comunhão, com o Deus conosco.
Imagem: Pixabay