Jesus Revela O Seu Poder Sobre A Doença e A Morte

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Jesus Revela O Seu Poder Sobre A Doença e A Morte em duas histórias de estado terminal (Mc 5.21-43), sem solução, final. Aquele momento em que você chega ao “fim da linha”. Como diz o poema de Carlos Drummond de Andrade: “E agora, José? A festa acabou, a luz apagou, o povo sumiu, a noite esfriou, e agora, José?”. É o fim da sua história.

Mas, nada acaba até Jesus dizer que acabou. Ele é Senhor sobre a doença, sobre a morte e sobre tudo.

Só uma coisa é necessária da parte do homem:. Jesus não pode operar milagres em Nazaré por causa da incredulidade dos nazarenos (6.5). Jesus admoestou a Jairo: “Não temas, crê somente” (5.36).

Nós estudaremos o movimento de fé de Jairo, e da mulher hemorrágica e como Jesus Revela O Seu Poder Sobre A Doença e A Morte.

Faça o Download do PDF – [download id=”4135″]

Jesus Revela O Seu Poder Sobre A Doença – Mulher Hemorrágica (24b – 34).

Qual a identidade dessa mulher? Ela era anônima, “certa mulher” (25).

Qual era o seu problema? Há 12 anos sofria de uma hemorragia (25). Flagelo.

Como ela procurou resolver seu problema antes de Jesus ir à sua cidade? Consultou a vários médicos, gastou todo o seu dinheiro.

Qual o estado final da mulher antes de Jesus? Doente, falida e piorando (26).

O que esperava a essa mulher se Jesus não aparecesse logo? Morte. Comentar: O Fim da linha. E agora, mulher?

Qual foi a salvação daquela mulher? Jesus Revela O Seu Poder sobre a enfermidade.

Mas, como ela teve acesso a Jesus? Jesus foi à sua cidade. Facilitou, tornou possível a aproximação (21).

Mas, por que ela procurou a Jesus? Ela ouviu falar de sua fama (27). Jesus tinha uma má fama ou boa fama? Ela ouviu que Jesus ensinava uma nova doutrina (1.27), curava os enfermos e expulsava demônios (1.34).

“Logo a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Cristo” (Romanos 10:17).

Precisamos divulgar a fama de Jesus.

O que a mulher fez para conseguir a cura em Jesus?

“Veio por detrás, entre a multidão, e tocou-lhe o manto” (Marcos 5:27).

Por que ela fez isso? Porque acreditava que se o fizesse seria curada. Isto se chama fé. Ela fez um movimento de fé até a Pessoa de Jesus (28).

Quando a mulher foi curada? “Logo” (29); “Imediatamente” (Lc 8.44). O seu flagelo acabou.

Flagelo: Chicote; instrumento de tortura composto por uma ou várias tiras de couro que, unidas por um cabo de madeira, é usado para espancar. [Por Extensão] Tortura; punição feita por castigo físico. [Figurado] Angústia; tortura moral; em que há aflição.

Jesus Revela O Seu Poder Sobre a Doença e dá libertação

Quais obstáculos a mulher teve de transpor para tocar em Jesus? A multidão que apertava (27, 31). A multidão era grande e crescente; aproximava-se cada vez mais de Jesus; A lei judaica proibia aquela mulher de estar ali entre a multidão:

Se uma mulher tiver um fluxo de sangue por muitos dias fora do tempo da sua impureza, ou quando tiver fluxo de sangue por mais tempo do que a sua impureza, por todos os dias do fluxo da sua imundícia será como nos dias da sua impureza; imunda será” (Levítico 15:25).

Quem tocasse intencional ou não num impuro ou cadáver ficaria também impuro (Lv 15.19-27).

Ordena aos filhos de Israel que lancem para fora do arraial a todo leproso, e a todo o que padece fluxo, e a todo o que está oriundo por ter tocado num morto; tanto homem como mulher os lançareis para fora, sim, para fora do arraial os lançareis; para que não contaminem o seu arraial, no meio do qual eu habito” (Números 5:2,3).

Pense: A mulher era impura. Ela não podia estar entre o povo e nem tocar em ninguém. Mas ela tocou em Jesus. Logo, Jesus também seria considerado impuro, pois foi tocado por uma impura. De fato, Jesus também tocava em pessoas impuras, como em leprosos (1.41). E aí, Jesus quebrou a Lei?

Comentar: Quando um imundo toca num imundo ele fica mais imundo. Quando o Puro toca num imundo, Ele purifica o imundo.

Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça (1 João 1:9).

Pela segunda vez lhe falou a voz: Não chames tu comum ao que Deus purificou (Atos 10:15).

Concluímos que Jesus era, e é, e sempre será Deus. Nós podemos confirmar isso no fato dele saber, apesar da multidão que o comprimia, que dele saíra poder (30). Isto espantou a Pedro.

O temor (33) da mulher deveu-se ao fato dela:

1 – Ter infligido a Lei de separação; 2 – Ficou tremendamente assustada por saber que estava diante do poder de Deus, pois Jesus além de curá-la, sabia que ela o tinha tocado. A Bíblia Sheed diz que a pergunta estava no feminino; 3 – Talvez esperasse uma repreensão por ter infligido a Lei.

Os líderes judaicos excluíam cada vez mais os excluídos, cheios de “não me toques”. Jesus não tinha “frescuras” de preconceitos, não tinha nojo do nojento. Mergulhou na lama dos nossos pecados para nos purificar. Ele ia até as pessoas excluídas, tocava nelas e as abençoava; tocava em defuntos e os ressuscitava.

Líderes cristãos precisam vencer as barreiras dos preconceitos, das discriminações e tocar nas pessoas, abraça-las e espalhar a elas a fama de Jesus.

Jesus foi àquela cidade. Ele deu vida à fé daquela mulher. Ela agora não era mais excluída, mas membro da família de Deus. Jesus a chama cariosamente de “filha” e declara sua salvação: “A tua fé te salvou” (34).

Ninguém é anônimo a Jesus. Ela pensou que resolveria seu problema sem ninguém saber sua história. Mas a Jesus a revelou para que todos soubessem, inclusive nós, que, ninguém em momento algum é anônimo diante de Deus. Na linguagem de Agar, Jesus é o “El-Roi”, “Aquele que me vê”.

E ela chamou, o nome do Senhor, que com ela falava, El-Rói; pois disse: Não tenho eu também olhado neste lugar para aquele que me vê?”  (Gn 16.13).

Jesus Revela O Seu Poder Sobre A Morte – A filha de Jairo (5.21-24; 35-43).

Verso 21 – Novamente notamos o movimento de Jesus. Seu movimento é que dá poder a qualquer expressão de fé. Se Jesus não se mover em nosso auxílio, de nada adianta nossa fé.

A multidão continua, e será obstáculo também para Jairo. Por que?

Quem era Jairo? (22). Um dos principais da sinagoga, possivelmente administrador. Pense no peso que teria um dos líderes judaicos, prostrar-se aos pés de um homem. Sim, para a liderança judaica, Jesus era apenas um homem. Prostrar-se diante de alguém significa adorá-lo (22-23). Jairo prostrou-se intensamente suplicante.

Minha filhinha está à morte” – É o fim da linha! A dor teria lhe dito: E, agora, poderoso Jairo? Ele fez uma intercessão cariosa, apelativa e humilde. Aquele era o seu último ato para salvar sua filhinha. Sem saber que a salvação viria mesmo depois de qualquer possibilidade.

Isso foi o que ele soube logo (35): “Por que incomodas o Mestre?” (35).

O fim da história chegou. Nunca ninguém encontrou remédio para morte. É o fim. Mas, nada acaba até Jesus dizer que acabou. Até depois de acabar, Jesus faz tudo novo de novo. Vamos esperar em Cristo até quando? Até o último suspiro.

“{como está escrito: Por pai de muitas nações te constituí} perante aquele no qual creu, a saber, Deus, que vivifica os mortos, e chama as coisas que não são, como se já fossem” (Romanos 4:17).

Qual a resposta de Jesus? (36). Não deu importância às más notícias, e disse a Jairo: “Não temas, crê somente”. A falta de fé nos traz insegurança, medo.

Quando nossa fé é desafiada, o que temos de fazer? Continuar crendo. E é esta fé que nos identifica com nosso pai, Abraão:

O qual, em esperança, creu contra a esperança, para que se tornasse pai de muitas nações, conforme o que lhe fora dito: Assim será a tua descendência” (Romanos 4:18).

Por que Jesus teria escolhido poucos para irem com ele? (37; 40). Possivelmente para andarem mais rápido ou para evitar publicidade (Broadman) e, alvoroço. Além disso, a esse grupo seleto seria testemunha posteriormente.

As pessoas pranteavam. Algumas talvez fossem contratadas para isso ou por gostar da profissão. Eram as carpideiras, “mulher contratada pela família do falecido, para chorar durante o velório”.

Afinal, a menina estava morta ou dormindo?

Dizemo-vos, pois, isto pela palavra do Senhor: que nós, os que ficarmos vivos para a vinda do Senhor, de modo algum precederemos os que já dormem (1 Tessalonicenses 4:15).

Disseram-lhe, pois, os discípulos: Senhor, se dorme, ficará bom. Mas Jesus falara da sua morte; eles, porém, entenderam que falava do repouso do sono. Então Jesus lhes disse claramente: Lázaro morreu (João 11:12-14).

Talita cumi”  – “Menina, (ovelha) a ti te digo, levanta-te” (Mc 5:41)

Jesus Revela O Seu Poder Sobre a Morte

Vemos nesses textos uma luta de vida contra a desesperança. Se essas pessoas tivessem desanimado em algum momento,não conseguiriam a vitória.

Vivemos numa geração fraca de esperança, vencida pela desesperança. Por muito menos do que esses personagens passaram, muitos hoje estão se suicidando.

Precisamos ensinar às pessoas ao nosso redor o valor da fé que vai até depois do impossível.

[download id=”2932″]