Reading time: less than 1 minute
Sucesso Vital apresenta Murici Byrsonima Basiloba, mais um tipo dessa planta encontrado numa pequena região visitada semanalmente no Distrito Federal.
Classificação.
Nome científico: Byrsonima basilob;
Família: Malpighiaceae;
Nome: O nome Murici vem do tupi-guarani e significa “árvore pequena”. Conhecido também como murici-do-campo, murici-da-folha-grossa.
Hábito: subarbusto;
Habitat: Cerrado (stricto sensu), Campo Sujo, Campo Limpo, Campo com Murundus, Campo Rupestre.
Distribuição: Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, São Paulo;
Local da foto: Ceilâdia – DF.
Forto: @prodivanvelasco.
Breve Descrição de Murici Byrsonima Basiloba.
Embora se apresente que a árvore de murici atinja de 2 a 4 metros de altura, na região visita nunca encontrei nenhuma com mais de 1,5 m.
Mesmo assim, logo após a floração, os frutos são abundantes. As flores são fortemente alaranjadas, e se contrastam com o verde escuro das folhas, e outras plantas do cerrado, formando um matiz lindo.
A floração no cerrado do Distrito Federal ocorre entre janeiro e fevereiro, logo após, os frutos redondos e pequenos, medindo entorno de 1,5 cm de diâmetro.
A planta é bem adaptada ao cerrado, a pleno sol. É bem resistente às intempéries ambientais desse bioma. Confesso que nunca consegui experimentar um fruto bem maduro. Verde, ele tem sabor amargo.
Propriedades e Aplicações de Murici Byrsonima Basiloba.
Murici Byrsonima Basiloba Malpighiaceae pode e deve ser cultivado, pois ele é uma planta de valor ornamental, nutricional, medicinal e fonte de renda. Ele é rico em fibras, cálcio, fósforo, ferro, vitamina B1 e B2. É antifebrífugo, anti-inflamatório, antibacteriano e antifúngico.
Na culinária, murici pode ser usado para sucos, doces, licores e geleias.
Onde Encontrar.
Pode ser encontrado em feiras livres e beiras de estradas na região do cerrado.
Mais Uma Razão para Cultivo.
Outra razão para se plantar o murici é preservá-lo. O cerrado está diminuindo a cada dia mais, e com ele, sua fauna e flora. Quem tiver um pé de murici poderá apresenta-lo e contar história, como se faz com peça de museu.
Referências: