Tempo de leitura: menos de 1 minuto
O Magnificat (Lc 46-56), ganhou este título oriundo da tradução das primeiras palavras em latim: “Magnificat anima mea Dominum” , que quer dizer: “Minha alma engrandece ao Senhor” – Fonte: Estudos Bíblicos Evangelho de Lucas – Z3ideias).
A seguir, abordaremos 9 Ensinos de Santa Maria no Magnificat. Acompanhe.
O Magnificat da Bem-Aventurada (42).
Todas as pessoas usadas por Deus eram bem-aventuradas. Por exemplo: O homem que teme ao Senhor e anda nos seus caminhos (Sl 1.1); A mulher usada por Deus numa causa específica igual a Jael em Jz 5.24 e; a mulher virtuosa em Pv 31.28.
Porém, ninguém foi tão bem-aventurada igual à Maria, pois ela foi a mãe do Salvador. Por isso, aprendemos muito com ela neste cântico. No Magnificat, Maria extravasa sua alma e expõe suas crenças e valores. Podemos enumerar 9 ensinos de Maria.
9 Ensinos de Santa Maria no Magnificat
1 – Maria ensina a engrandecer (Magnificat) com honras ao Senhor (Jeová – 46). O seu cântico tem paralelos com o de Ana, mãe de Samuel (1 Sm 2) e é uma adoração que brota espontaneamente de dentro de sua alma, direcionada a Iavé. Com isso, Maria ensina a quem devemos adorar, engrandecer – Iavé.
2 – Maria ensina que seu espírito se alegra em Deus, seu Salvador (47). Ora, podemos ponderar: Quem precisa de Salvador? Maria precisou. E você? Todos temos necessidade de salvação, porque todos pecamos (Rm 3.23).
3- Maria ensina de quem vem salvação. O Deus Criador e Sustentador de tudo era Iavé. Já o Deus Salvador seria o fruto de seu ventre. Entretanto, Senhor e Salvador para ela é Deus. Ou seja, as duas Pessoas são um único Deus. Com isso, intencional ou não, ela revela que Jesus é Deus.
4 – Maria ensina de quem vem verdadeira alegria. Então, em quem estava a alegria de Maria? Em Deus, ela diz.
Os Ensinos do Magnificat
5 – Maria ensina que Deus atentou para a humildade dela, e a fez bem-aventurada (bem feliz). Com isso, ela ensina que Deus abençoa aos humildes. Como exemplo, a Escritura revela que “resiste aos soberbos, porém dá graça aos humildes“(51,53 – ver Lc 10.21; Tg 4.6; 1 Pe 5.5). Como você se considera: soberbo ou humilde?
6 – Maria ensina que o poder de Deus age na história de seu povo;
7 – Maria ensina a santidade do nome de Deus. Veja suas palavras: “O Poderoso me fez grades coisas, Santo é o seu nome” – 49 (Nome na cultura hebraica significava caráter; essência da pessoa).
8 – Maria ensina que a misericórdia de Deus sustenta seu povo (50);
9 – Maria ensina que Deus é amparo de seu povo (54,55).
Concluindo, quem é grande na vida de Maria é Deus Jeová e, também, o seu Salvador. E em sua vida, amigo? Quem é o seu dono?
Que Deus seja o seu Salvador e sua alegria também.