Justos, A Vida Vigorosa dos Justos

Reading time: less than 1 minute

Conceito de “Justos” no Velho e no Novo Testamentos.

O justo florescerá como a palmeira; crescerá como o cedro no Líbano.
Os que estão plantados na casa do Senhor florescerão nos átrios do nosso Deus.
Na velhice ainda darão frutos; serão viçosos e vigorosos, Para anunciar que o Senhor é reto. Ele é a minha rocha e nele não há injustiça
” (Salmos 92:12-15).

Quem Eram Os Justos?

Os justos eram as pessoas tementes a Deus, com corações quebrantados e que procuravam obedecer às Leis do Senhor (Sl 1).

Representação dos Justos

Estes são comparados aqui como palmeira na sua florescência e, como cedro. A palmeira florida representa surpreendente beleza e imponência, enquanto o cedro representa força. Eles se sobressaiam às outras árvores, demonstrando maior vigor.

Veja que estes estão plantados na casa de Deus e florescendo “nos átrios do nosso Deus”.

Assim, os justos são comparados à palmeira e ao cedro, mesmo na velhice ainda produzindo frutos surpreendentes.

Eu tenho aprendido muito com as plantas. Andando pelas matas do cerrado, especialmente durante o inverno, período seco, observo que flores nascem direto do chão e logo vêm os frutos. Em meio à sequidão do sol e/ou do fogo, a primeira coisa que querem é produzir. As flores parem sorrir e dar frutos para o Criador.

Talvez seja uma forma de passar imediatamente sua genes para próxima geração, conservando sua espécie, cumprindo o plano do Criador que disse:

E a terra produziu erva, erva dando semente conforme a sua espécie, e a árvore frutífera, cuja semente está nela conforme a sua espécie; e viu Deus que era bom” (Gênesis 1:12).

Os Justos Honram Ao Criador

Os justos são assim. Eles dão fruto enquanto viver. Mesmo na velhice, eles não ficarão infrutíferos. Dar fruto é uma forma de louvar e honrar ao Criador.

Hoje os justos não são mais os que obedecem à lei de Moisés. Os justos são os justificados pela fé em Cristo (Rm 5.1). Em Cristo estarão num esfera superior, em cuja Lei está contida.

Também, a casa de Deus não é mais o templo, mas a vida do cristão. Ele é o templo do Espírito Santo de Deus:

Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?”(1 Coríntios 6:19).

A vida do cristão deve ser bela como a palmeira em flor, e forte, como o cedro. Beleza não física, mas moral e espiritual. Força não física, mas também moral e espiritual, vivendo para a glória de Deus, como templo do Espírito Santo.