Tempo de leitura: 2 minutos
Fruto do Cerrado Curriola, Abiu-do-cerrado. Ao encontrar essa planta, eu me lembrei dos tempos de infância em que mamãe me dizia: “Menino, pare de andar com essa curriola.” Então me bateu uma dúvida: Curriola, com “u” ou Corriola com “O”. Fui pesquisar. Encontrei com as duas formas de escrita. O Dicionário Informal define assim: “[Gíria][Nordeste] – Significa: bando, corja, súcia. Também é
grafado, corriola”.
Então mamãe tinha razão. Aquela curriola a que se referia não era mesmo boa companhia.
Mas o fruto chamado curriola não tem nada a ver com aquela corja, pois é nutritivo e uma delícia.
Classificação Científica Desse Fruto do Cerrado Curriola
Nome Científico: Pouteria ramiflora,
Família: Sapotácea
Ocorrência: Mata de Galeria, Cerradão, Cerrado (stricto sensu), Vereda, Savanas amazônicas, Carrasco.
Distribui-se pelos Estados do Pará, Tocantins, Rondônia, Maranhão, Piauí, Ceará, Pernambuco, Bahia, Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal, Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro.
Nomes Populares: Fruta-do-veado, Curriola, curiola, abiu-do-cerrado, grão-de-galo, pitomba-de-leite, maçaranduba, pessegueiro-do-cerrado.
Embora com algumas diferenças, este eu já conhecia do Rio de Janeiro, nativo da Mata Atlântica. Lá é chamado de abiu.
A árvore é similar em sua copa, mas, pelo que consigo lembrar, diferente quanto a cor do tronco e das folhas. Não importa. Lá ou cá o fruto é uma delícia indescritível.
Descrição, Propagação e Cultivo
Propagação por sementes.
Cultivável. As sementes únicas devem ser colocadas num recipiente adequado (saco plástico 10cm X 20cm). A planta não exige terra adubada no plantio, mas na confecção de mudas recomenda-se terra adubada com uma mistura arenosa.
O crescimento é lento, porém adapta-se a vários tipos de solos e climas. Gosta de pleno sol, mas recomendável regá-la para obter melhores resultados.
No Cerrado do Distrito Federal a floração acontece entre julho e agosto. A maturação dos frutos, entre outubro e dezembro.
O fruto tem forma ovoide, leitoso quando verde, de coloração alaranjada quando maduro, e possui uma polpa esbranquiçada; semente única de cor roxa.