Reading time: less than 1 minute
Brotos e flores vigorosos pós-queimadas lutam pela sobrevivência.
Sim, o Fogo no Cerrado parece ser uma bênção. Uma ou duas semanas após a queimada, a brotação das espécies e suas flores são um encanto. Parece que a vegetação sorri agradecida pela queimada sofrida. Mas, seria mesmo assim?
Segundo matéria do Correio Brasiliense não é bem isso que acontece. O cerrado vai desaparecendo com suas espécies da fauna e da flora. Eu não atribuo isso somente às queimadas. Pelo que observo como frequentador assíduo desse Bioma a lavoura e os empreendimentos imobiliários vão tomando os espaços antes habitat de espécies de plantas e de animais, somando com o fator fogo na destruição do Cerrado. É comum encontrarmos ninhos de pássaros com filhotes e/ou ovos queimados. Observa-se, também, o desaparecimento de espécies nativa da flora.
Além disso, o artigo supracitado aponta “sinal vermelho para a biodiversidade” do cerrado, principalmente nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Goiás e Distrito Federal. Menciona como consequência que, “o preço da transformação veio em forma de desequilíbrio”. A alteração no ciclo de chuvas trouxe seca e racionamento de água no Distrito Federal e em Goiás. Nós que vivemos na região lembramos muito bem disso, pois além dos transtornos da falta de água, tivemos que pagar tarifa mais cara.
O Artigo aponta que a perda anual é de 1,1% da superfície original por ano, e que especialistas colocam o fim entre 2030 e 2050. Nossos filhos e netos que vivem no Cerrado terão de conviver num clima mais desequilibrados, mais seco e mais triste.
Observo que após o fogo a vegetação responde com uma brotação e floração exuberante de algumas espécies. Devido a isso, alguns acham, e até somos levados a pensar, que o fogo é benção para o Cerrado. Mas nem todas as espécies conseguem se regenerar diante de tantas e constantes ameaças. A brotação e floração acontecem nas espécies cujos caules se aprofundam em busca de água e outros nutrientes. Passado o fogo, as partes subterradas ressurgem com vigor. Parecem que estão apenas sorrindo, mas estão tentando sobreviver. Bem esta é minha opinião: Fogo destruindo espeécies não são bênçãos, mas amaldição.