Tempo de leitura: menos de 1 minuto
6º Dia da Criação: Deus criou animais terrestres e o homem. Será que há alguma relação entre eles para serem criados no mesmo dia? (1.24-31).
Os animais e o homen foram criados no mesmo dia, ambos, “alma vivente”. Há semelhança entre eles, mas há também 8 Diferenças Entre Homens e Animais na Criação.
Animais Terrestres
“Produza a terra”. O verbo barah não é usado para criar os animais de ordem mais próxima do homem. Tanto os animais quanto os homens foram feitos “alma vivente” (1.21; 2.7).
Ambos são criados no mesmo dia e há semelhanças entre eles. Porém, devemos notar as seguintes diferenças que destacam o homem como imagem de Deus:
Diferenças Entre Homem e Animais
1ª Diferença Entre Homem e Animais – Barah é usado para criar o homem, isto marca uma diferença entre homens e animais. Lembre-se que Barah é um verbo exclusivo para os atos criadores direto de Deus, sem intermediários. Quando Ele mandou a terra produzir algo, outro verbo foi usado. Quando Deus disse “Haja”, barah foi sempre usado.
2ª Diferença Entre Homem e Animais – O homem difere, também, pela concentração de Deus na criação do homem: “Façamos” (26).
3ª Diferença Entre Homem e Animais – “Imagem e semelhança”: o que significa? Não é aparência física, pois Deus é Espírito (Jo 4.24). Deus não imprimiu sua imagem e semelhança em mais nenhum ser, senão ao homem.
4ª Diferença Entre Homem e Animais – O homem recebeu o sopro de Deus e, por isso, é imortal.
5ª Diferença Entre Homem e Animais – Só o homem recebeu ordens, porque ele é um ser moral, capaz de avaliar, obedecer ou desobedecer.
6ª Diferença Entre Homem e Animais – O homem tem capacidade de raciocinar e responder conscientemente.
7ª Diferença Entre Homem e Animais – O homem, imagem e semelhança de Deus, seria o representante de Deus na Terra e exerceria domínio sobre a natureza e os seres.
8ª Diferença Entre Homem e Animais – O homem foi modelado da argila pelas mãos de Deus, e não, fruto de ordem dada a outro ser criado (2.7). Deus o confeccionou Pessoalmente.
Adão (veremos adiante) não conseguiu manter-se à imagem de Deus. Porém, Jesus é imagem perfeita de Deus. Como homem, o homem perfeito. Ele é, também, a imagem de Deus, por ser de mesma natureza divina; não criado, mas gerado (Hb. 1.5; Sl 2.7). Jesus é participante na criação. Ele é Criador (2 Co 4.4; Cl 1.15; Hb 1.3; Jo 1.1-3).
Veja outros tópicos sobre o livro de Gênesis