Cogumelo Comestível Phallus Indusiatus

Tempo de leitura: 2 minutos

Cogumelo comestível são alguns fungos de valor nutricional e medicinal usada também na gastronomia e na culinária. Veja este que encontrei no Cerrado.

Este post tem como objetivo registrar a ocorrência dessa espécie no Cerrado do Distrito Federal, Setor Noroeste de Brasília, em janeiro de 2024.

Além disso, presto informações básicas sobre determinada espécie encontrada, esclarecendo que há muitas outras comestíveis e não comestíveis.

Procure saber quais cogumelos servem de alimento. Não ingira cogumelos sem conhecê-lo bem, pois podem ser extremamente prejudiciais à saúde.

O Que É um Cogumelo Comestível?

Cogumelos são fungos, alguns comestíveis e de considerável valor nutricional e medicinal. Eles são de largo uso na culinária e na gastronomia.

Muitos são ricos em substâncias e propriedades que melhoram o estado de ânimo. Além disso, são ricos em nutrientes, fornecem substâncias para a indústria farmacêutica, e por isso mesmo, de valor comercial e industrial em vários fins.

Por que Estou Falando de Cogumelo Comestível?

Pois bem, encontrei um desses de formato esquisito; parece uma coisa. Tive a curiosidade de pesquisá-lo para saber se é comestível, medicinal, alucinógeno ou venenoso.

Então, cheguei à espécie Phallus Indusiatus ou alguma espécie semelhante. Este tem como nomes populares: fungo de bambu, fedorento e véu de noiva, por causa se uma capa em forma de renda que quase toca o chão.

Se as imagens não mentem, este então é um fungo da Família Phallaceae, chamados de “chifres-de-pilão”, uma espécie comestível, que pode ser consumido na forma de sopa ou frito. Difícil é criar coragem e fritar o Phallus. Pior ainda, comê-lo. Que mundo incrivelmente estranho!

Além de comestível e, conforme dizem, saboroso, este cogumelo também é tido como uma iguaria afrodisíaca, e por sua raridade, reservada para ocasiões especiais.

Já relataram que apenas o cheiro fétido semelhante a esperma é capaz de produzir orgasmo em mulheres. Mas, a pesar da fama afrodisíaca, não encontrei nenhum estudo sério que tenha chegado a assa conclusão. Além disso, o que encontrei não exalava nenhum odor estranho ou desagradável.

Comércio de Cogumelo

Há cultivo dessa espécie de cogumelo, cuja produção é vendida por mercados asiáticos, sendo estes ricos em proteínas, fibras alimentares e hidratos de carbono.

Também há relatos de que este fungo tem propriedades antioxidantes e antibacteriana e, por isso, utilizado para tratar doenças inflamatórias, estomacais, distúrbios neurais, leucemia, fraqueza, lesões, dores, tosses, disenteria, enterite e muitas outras.

Veja Cogumelo Comestível Phallus Indusiatus no YouTube: Clique Aqui

Leia também: Alimento Estranho Promete Combater Radicais Livres

(PDF) RIQUEZA DE FUNGOS COMESTÍVEIS NA ÁREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL LAGO DO AMAPÁ (researchgate.net)

Os 10 cogumelos comestíveis mais comuns no Brasil – Bio Orbis

1 comentário


Comentários encerrados.