Cerrado Plantas Nativas Fáfia Medicinal

Tempo de leitura: 3 minutos

Cerrado Plantas Nativas. A Fáfia, uma plantinha milagrosa. Útil para jardins e de uso medicinal, afrodisíaco, antidiabética e rejuvenesce. Vou falar das virtudes dessa beleza do Bioma Cerrado.

Cerrado Plantas – Fáfia

O nome científico é Pfafia. Eu a conhecia de nome, mas vim a conhecê-la pessoalmente em minhas andanças pelo Cerrado. 

Segundo a documentação, Pfafia conta com 170 gêneros e 2000 espécies. Destes, cerca de 21 ocorrem no Brasil, aproximadamente, 100 espécies.

As espécies são da Família Amaranthaceae, da ordem Caryophyllales. 

Pfafia ou Fáfia ocorre em vários biomas, mas tem no Cerrado maior concentração. Estudos apontam o Estado de Minas Gerais como o maior centro de ocorrência de variações endêmicas. Ocorrem, também, no Distrito Federal, Goiás e Mato Grosso.

O porte é “subarbusto perene, ramos escandentes, caracterizado por apresentar de 2 – 3 m de altura, com raízes tuberosas, e outras longas e grossas. Folhas simples, ovado-lanceoladas e acuminadas, opostas, membranáceas, glabras, de cor verde mais clara na face inferior, medindo de 4-7 cm de comprimento (segundo LORENZI & MATOS, 2002)” 

Fáfia, Uma das Plantas do Cerrado com Valores Ornamental, Paisagístico e Medicinal

Aqui no Distrito Federal, tenho encontrado várias espécies. É uma planta encantadora. Segundo autores, o cultivo pode ser em vasos ou canteiros. Não é preciso falar do grande valor para jardinagem e paisagismo. 

Esta é uma das espécies cujas flores surgem com graça e vigor logo após uma queimada. Isto acontece porque ela possui uma raiz tuberosa, isto é, uma batata.

O fogo passa e queima os ramos, mas a batata fica protegida debaixo da terra. Duas ou três semanas depois se explode em vigorosa brotação e floração.

Este comportamento e forma de vida das plantas do Cerrado me encantam. Isto acontece com muitas plantas seja porque tenham raiz tuberosa ou por que suas raízes fincam-se profundamente no solo até encontrar água.

Fafia além de ser uma planta ornamental é também medicinal, conhecida como Ginseng brasileiro. Porém nada tem a ver com o ginseng coreano ou chinês. 

Ela tem largo uso na medicina, com estudos que comprovam suas propriedades medicinais.

As espécies mais usadas com este fim é Pfafia glomerarta (Spreng.) Pedersen, P. paniculata (Mart.) Kuntze e P. iresinoides (Kunth). 

Fafia é mais uma das plantas conhecidas com o nome popular “Para Tudo” assim como a Gomphrena arborescens. Outros nomes populares são: Suma, ginseng-brasileiro, corango.

O uso medicinal é na forma de chá. Serve como tônico estimulante físico e mental. Combate o stress crônico, fortalece a imunidade, insônia, depressão, cansaço, diabetes, glicose, dores articulares e reumáticas em geral, impotência sexual (afrodisíaca), falta de libido feminino e masculino, ajuda na resistência muscular, anemia, digestão, é antidiabética, cicatrizante, antiinflamatória, irregularidades circulatórias, ajuda nos problemas de memória e outros.

Estudos da Espécie Pfafia

Estudos já comprovaram que Fafia “contém saponinas de núcleo triterpenoide (componentes ativos) ácido pfafico, pfafasidos, alantoína, estigmasterol, sitosterol, sais minerais como fósforo, cálcio, potássio, aminoácido e mucilagem.” (Fonte:  Nutramed). 

A parte utilizada da planta são raízes. Este é o lado inconveniente, pois para isso tem de se arrancar a planta. Mas em suas raízes estão os oligoelementos e os componentes bioativos. 

Os índios usam essa planta há anos para vários males, como afrodisíaco e rejuvenescedor.

Advertências: Uso recomendado é até 10 gramas por dia. Acima disso, pode causar hipertensão arterial, nervosismo, erupções na pele, diarréia e insônia.

Usado na forma correta, e pela manhã, dá mais energia durante o dia, controla a pressão arterial e melhora o sono durante a noite.

Assista ao Video

Inscreva-se no Canal

Leia também Flores Amarelas Medicinal

Referências:

SCIELO

Wikpédia

NATURALIST

HORTO DIDÁTICO

Comentários encerrados.