Tempo de leitura: menos de 1 minuto
Catuabinha tem como nome científico, Anemopaegma arvense, da família BIGNONIACEAE. É conhecida como Alecrim-docampo, catuaba.
Esta é considerada a catuaba verdadeira – Foto: @prodivanvelasco; Local da foto: Cerrado do Distrito Federal, Brasil.
Fruto da Catuaba. Quando bem seca, abre-se e o vento espalha as sementes.
Anemopaegma glaucum, BIGNONIACEAE – Catuaba – Local da foto: Cerrado do Distrito Federal, Brasil. Foto: @prodivanvelasco.
Catuaba ( Anemopaegma mirandum )
Não tenho foto desse tipo, mas dizem que é a catuaba de maior valor medicinal e afrodisíaco. Por falar em afrodisíaco, quando nos referimos à catuaba muitos pensam logo nesse benefício da planta. Mas catuaba tem muitos outros benefícios. Ela combate o desanimo, a depressão, o stress, o cansaço, a falta de memória, o esgotamento mental, o nervosismo, a bronquite crônica, a falta de concentração, e, claro, é afrodisíaco.
Um dos fatores de maior benefício é o combate à depressão, um dos maiores males da atualidade. Na minha experiência com o uso da catuaba tenho comprovado seus benefícios nesta área. Sofro de hérnia de disco cervical, bico-de-papagaio e artrose lombar. Tendo de trabalhar com essas enfermidades é estressante e deprimente. O uso da catuaba, bem como de outras ervas, vêm me dando vigor para tocar minhas responsabilidades diárias com mais disposição.
Outros Tipos de Catuabinha
Além desses tipos, outros são também conhecidos como catuaba e oferecem os mesmos resultados. Estes são:
Erythroxylum catuaba A. J. da Silva (Erythroxylaceae) e Erythroxylum vaccinifolium Mart. (Erythroxylaceae) – Ocorrem nos Estados do Ceará e de Pernambuco; Phyllanthus nobilis M. Arg. (Euphorbiaceae) – Ocorre na região amazônica; Pouteria subgênero Micropholis sp (Sapotaceae) – Ocorre no Maranhão; Secundatia floribunda A. DC. (Apocynaceae) – no Ceará; Tetagastria catuaba N. S. Cunha (Burseraceae) – Bahia; Trichilia sp (Meliaceae) – Bahia e Santa Catarina.
Advertências
Mas atenção! Pessoas que sofrem de glaucoma não devem tomar estas espécies sem orientação médica. Mulheres grávidas e pessoas que têm problemas cardiácos também devem evitá-lo.