Tempo de leitura: 3 minutos
Catuaba é uma planta conhecida pela sua riqueza medicinal, especialmente como afrodisíaco e emagrecedor. Mas será que resolve mesmo?
Neste post apresentamos a Catuaba ou Alecrim-do-campo, sua classificação científica, seus nomes populares, suas indicações e suas propriedades medicinais.
Desde de criança que ouço falar da Catuaba como afrodisíaco. Sempre entendi a indicação como uma brincadeira entre homens mais idosos. Mas agora, estudando a planta, vejo que ela é mesmo poderosa. Veja o porquê a seguir.
Classificação da Catuaba, Alecrim-do-campo
O nome científico é anemopaegma arvense, da família Bignoniaceae. O seu Hábito é o Subarbusto. Sua Fitofisionomia ou Habitat é Cerrado ralo, Campo sujo rupestre (stricto sensu). Distribui-se pelos seguintes Estado: TO, RO, MA, BA, MT, GO, MS, MG, SP, RJ, PR (Fonte: Guia de Campo). Local da foto: Ceilândia-DF. Foto: @prodivanvelasco.
Nomes Populares da Anemopaegma Arvense
Agora, a anemopaegma arvense possui vários nomes populares. Além de Catuaba e Alecrim-do-campo, há, também, “catuaba-verdadeira”, “catuaba-pau”, “catuabinha”, “catuíba”, “caramuru”, “marapuama”, “pau-de-resposta”, “piratançara”, “verga-teso”, “vergonteza” e “tatuaba”.
Usos da Catuaba
Segundo a medicina popular, o Alecrim-do-campo contém os seguintes componentes químicos: Alcaloide, taninos, resinas, lipídios, substâncias amargas e aromáticas.
Por suas substâncias químicas, o Alecrim-do-campo é indicado pela medicina popular como afrodisíaco, anti-sifílico, diurético, estimulante geral, digestivo, expectorante peitoral, tônico e vasodilatador. Portanto, ele age nos casos de impotência sexual, fraqueza, frigidez, hipocondria, insônia nervosa, falta de memória, nervosismo, bronquite e outras doenças.
Mas atenção! Pessoas portadoras de glaucoma só podem usar a Catuaba com orientação médica. O mesmo vale para pessoas com pré-excitação ventricular, cefaleias, grávidas, crianças, e quem sofre de retenção urinária. Deve-se consultar um médico para ver se não há restrições ao uso do medicamento.
T6WECFFNRJAQGCK
Advertências Ao Uso da Catuaba por Alcoolicos
Pessoas que sofrem de alcoolismo devem procurar as fórmulas do medicamento que não contenham álcool, forma mais encontrada.
Forma de Preparo da Catuaba
1-Estimulante geral, afrodisíaco
-
20 g no vinho branco. Deixar 7 dias e tomar um cálice nas refeições.
2-Paralisias parciais.
-
Infusão no álcool, para uso externo.
3 – Afrodisíaco e tonificante do sistema nervoso, doenças nervosas e emocionais, período de convalescença de doenças graves, dificuldade de raciocínio e concentração, impotência sexual.
-
Pó das folhas: 0,5 g três vezes ao dia;
-
Extrato fluído das folhas: duas colheres das de sobremesa ao dia três vezes ao dia;
Infusão das folhas. Tomar 2 colheres de sobremesas ao dia.
Fonte: Plantamed
Risco de Extinção da Catuaba
O Livro Vermelho aponta duas agravantes para a sobrevivência da planta: 1 – A exploração da espécie para fins comerciais sem cultivo de reposição; 2 – O desmatamento do Cerrado.
Acompanhando uma parte do cerrado no Distrito Federal, observo ainda, como ameaça e esta e outras espécies: o crescimento populacional, a falta de educação ambiental e o crescimento das lavouras.
Estes são os principais fatores pelos quais a Anemopaegma arvense, tal como, toda a fauna e flora do cerrado parecem estar com os dias contados, infelizmente. A Catuaba, com sua riqueza medicinal e sua beleza em pouco tempo talvez só seja conhecida através dos posts de Sucesso Vital.