Carisma da Igreja de Jesus Cristo, O Que É?

Reading time: less than 1 minute

Carisma da Igreja de Jesus Cristo (At 2.42-47). O que é uma igreja carismática? Você é um crente carismático? O que significa ser carismático?

A palavra carisma é de origem grega, charisma. Significa presente oferecido de boa vontade. É substantivo derivado de cháris, “graça” – favor não merecido.

O dicionário Aurélio define muito bem a palavra carisma: “Força divina conferida a uma pessoa, mas em vista da necessidade ou utilidade da comunidade religiosa”.

Esta definição está de acordo com a Bíblia: os dons espirituais são capacitações do Espírito de Deus, para edificação da igreja (1 Co 12.7,25; 14.3,4,5,12,17,26).

O Carisma da Igreja não está só na manifestação dos dons, mas também no fruto do Espírito. Há uma estreita relação entre dons e fruto do Espírito.

A igreja de Corinto era abundante de dons (1 Co 1.7), mas débil no amor verdadeiro, ágape, fruto do Espírito (1 Co 13.1-13).

Dons e fruto são duas coisas diferentes, mas com objetivo comum: edificação da igreja e glorificação a Deus:

Portanto, quer comais quer bebais, ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para glória de Deus (1 Co 10:31).

Que fareis pois, irmãos? Quando vos ajuntais, cada um de vós tem salmo, tem doutrina, tem revelação, tem língua, tem interpretação. Faça-se tudo para edificação (1 Co 14:26).

O que adiantaria falar a língua dos anjos e dar a própria vida pelos outros, se não for por amor?

Frutos e amor devem andar juntos numa vida guiada pelo Espírito de Deus (Rm 8.5-17;12.9-21). A igreja primitiva era guiada pelo Espírito.

O carisma da Igreja de Jesus Cristo, conforme o texto que tomamos com base, evidencia-se:

1 – Na perseverança.

  • Perseverança na doutrina dos apóstolos que foram delegados diretamente pelo Senhor da Igreja (At 1.8).
  • Na comunhão, Solidariedade. Cuidado com os outros membros do corpo, partilha de vida, união em torno de um só objetivo: viver em Cristo.
  • No partir do pão. Partilhar o pão cotidiano e, celebração na Ceia do Senhor (1 Co 10 16,17; 11.25).
  • Nas orações (v 42).

2 – Temor – Reverencia à presença de Deus (43).

Os sinais e prodígios resultantes da presença do Espírito manifestou autoridade na pregação e entendimento da mesma (2.4,11). Além disso, transformação de vida (2.37,40); dons de cura (3.1-10) e autoridade sobre demônios (5.16).

Como resultado havia reverencia a Deus, alegria, simplicidade de coração, louvor a Deus, aceitação da sociedade e acréscimo da família cristã (47).

Há algum tempo atrás alguém falou com um brilho nos olhos de certo personagem cristão pop. Disse: “Fulano tem muito carisma! Não conheço ninguém que tenha mais carisma do que ele”. Não conhecia a fonte do carisma do tal fulano. Não disse nada. Certo tempo depois li numa revista que o tal carisma vinha de técnicas de oratória aprendidas com um especialista.

Este não é o carisma bíblico. Não é do Espírito Santo. O tal líder carismático hoje está muito mal e já não atrai multidões.

Atrair multidões não é ser carismático. Carismático do ponto de vista bíblico é ser temente a Deus, andar em intimidade e simplicidade com Cristo.