Tempo de leitura: menos de 1 minuto
Caju, cajuí ou cajuzinho do cerrado é um pseudofruto, pois o fruto propriamente dito é sua castanha.
O Cajuí, também conhecido por outros nomes: “caju-do-cerrado, cajuí ou cajueiro-do-campo é uma planta arbustiva hermafrodita, da família das anacardiáceas”.
Ficha: Anacardiaceae Anacardium humile, Anacardiaceae – cajuí –Hábito: Arbusto; Fitofisionomia ou Habitat: Cerrado. Local da foto: Ceilândia-DF.
O Cajuzinho do Cerrado soma beleza, fonte de vida e de saúde com suas propriedades vitamínicas.
Igual aos demais cajus, ele é rico em vitamina C, ajuda na absorção de ferro e no sistema imunológico. Previne doenças cardiovasculares, câncer e outras. Sua castanha tem um óleo cicatrizante.
Como o nome já diz, ele é do cerrado. Ocorre em vários Estados brasileiros neste bioma: Tocantins, Piauí, Distrito Federal, Minas Gerais, São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Paraná.
Veja a receita de mousse de Cajuí ou cajuzinho do cerrado, do Gastronômico Pirinópolis.
Ingredientes:
1 lata de leite condensado
1 lata de creme de leite
1 xícara (chá) de suco de caju concentrado
1 envelope de gelatina em pó incolor
200g de castanha de caju picada
Modo de Fazer:
No liquidificador, bata o leite condensado, o creme de leite, o suco de caju e a gelatina já preparada de acordo com as instruções da embalagem. Misture a castanha de caju com o restante, coloque em taças individuais e as leve à geladeira por 1h30. Decore com mais castanha de caju picada antes de servir.
Esta é apenas uma das várias receitas com cajuzinho do cerrado. Há receitas de doces, brigadeiros, sorvetes, etc. Eu o utilizo in natura ou como suco. Muito bom. Mais concentrado do que o caju comum, industrial.
O cajuzinho do cerrado floresce em agosto. Seu pseudofruto costuma amadurecer em setembro e outubro. Sua abundância se dá depois da primeira chuva da primavera, especialmente se seguido por um dia ensolarado.