Tempo de leitura: menos de 1 minuto
O Ipê Amarelo, árvore cuja flor é Símbolo do Brasil, conforme Decreto de 27 de junho de 1961 – Pres. Jânio Quadros. Saiba mais.
Segundo o Instituto de Pesquisas Florestais o nome científico do Ipê Amarelo é Tabebuia alba, da família Bignoniaceae com a sinonímia botânica: Handroanthus albus (Chamiso) Mattos; Tecoma alba Chamisso.
Por que nomes diferentes na classificação?
Talvez você encontre a classificação desta árvore como Tabebuia. Mas segundo o Wikpédia, Handroanthus é o novo gênero dos ipês em lugar de Tabebuia.
Os nomes populares são: ipê-amarelo, ipê, aipê, ipê-branco, ipê-mamono, ipê-mandioca, ipê-ouro, ipê-pardo, ipê-vacariano, ipê-tabaco, ipê-do-cerrado, ipê-dourado, ipê-da-serra, ipezeiro, pau-d’arco-amarelo, taipoca.
Os ipês têm vários usos e valores. Veja a seguir.
Usos de Ipê Amarelo do Brasil
Esta é uma árvore magnifica e exuberante, de grandes valores, usada como: medicinal, ornamental, paisagistíco e madeireiro.
Para seu valor medicinal veja aqui.
Seus valores ornamentais e paisagísticos são notáveis. As cidades do Distrito Federal, especialmente Brasília, capital do Brasil, gonham um tom amarelo encantador, admirável. Ele não passa percebido. Sempre tem alguém o fotografando.
Quanto ao valor madeireiro é significativo. O m3 da madeira serrada custa R$ 2.025,00, e em tora, R$ 1.800,00. Veja aqui (Tabela de 15/-7/2019.
Mas este é um valor dispesável para muitos que, igual a mim, prefirem ver o Ipê florido produzindo nectar para os beija-flores, e enchendo nossos olhos e almas de alegrias.
Florescimento
O período de florescimento do Handroanthus albus é entre agosto e setembro. Isto é, do meio para o fim do inverno, período mais seco, quando as folhas caem e surgem as flores.
É comum encontrá-lo florido no 7 de setembro, dia da independência do Brasil.