ÁRVORE DO CERRADO MAMA DE PORCA

Tempo de leitura: 2 minutos

ÁRVORE DO CERRADO MAMA DE PORCA, cujo nome científico é: Zanthoxylum Rhoifolium, tem uso medicinal na medicina popular. Estudo fitoquímico comprova potencial medicinal. Confira.

Às vezes eu passo por uma planta muitas vezes e não percebo sua grandeza. Acho que é assim como muitas coisas na vida da gente. Isto prova que não olhamos direito as coisas. Há muitos anos faço a mesma trilha, mas só agora, 14 de outubro de 2022 percebi a presença dessa maravilha espinhosa. Estou falando da Árvore do Cerrado Zanthoxylum Rhoifolium.

Mais sobre a Árvore do Cerrado Zanthoxylum Rhoifolium.

O nome é do grego  ξανθὸν ξύλον, que significa “madeira amarela”.

A Família é a Rutaceae, a mesma da laranja e do nosso querido limão. Esta Família conta com cerca de 150 gêneros, 1500 espécies no mundo, com concentração na Austrália e no sul da África.

Os nomes populares são: Maminha-de-porca, mamica-de-porca, tamanqueira, tinguaciba-da-folha miúda, mamica-de-cadela, teta-de-cadela, teta-de-porca, tambarão, tembetaru, juva, juvevê, carne-de-anta, laranjinha-do-mato, limãozinho, espinho-de-vintém, tamanqueira-de-espinho, tamanqueira-de-terra-firme e tamanqueira-limão.

Nota-se que uma das características de Zanthoxylum é apresentar espinhos. Pois bem, essa aqui não nega a origem, pois o tronco, galhos e folhas são espinhentos.

Além disso, é uma semi-caducifólia, isto é, perde as folhas parcialmente no inverno (estação seca).

Quanto ao porte, atinge cerca de 8 a 12 metros. Encontrei algumas unidades dessa espécie em Santa Terezinha de Goiás que, seguramente, atingem altura de 12 metros. Apresenta folhas paripinadas.

Os frutos são arredondados e cor avermelhada, porém não pude mostrá-los, pois ainda não está no tempo. A época dos frutos varia de acordo com a região. Em algumas, ocorrem entre outubro e dezembro.

Usos

Sabe-se, ainda, que estudos já comprovaram a presença de alcalóides, cumarinas, flavonoides, lignanas e triterpenos.

O uso popular emprega medicinalmente contra malária, resfriado, pneumonia e reumatismo. Utiliza ainda, como tônica, antipirética e dor de dente.

Quais as partes utilizadas? Utiliza-se as raízes (tônica, estomacal e febrífuga); Casca (fígado, tônica, dispepsia, flatulência e cólicas); Folhas para dor de ouvido.

Este registro ocorre numa Mata Ciliar do Cerrado de Ceilândia – DF.

Indicada para reflorestamento, pois produz frutos procurados por pássaros.

Indicada, também, para paisagismo e arborização urbana, pois tem copa vistosa,

Foi encontrado óleo essencial nas folhas com atividade antimicrobiana.

Conheça também: Salvertia Convallariodora

Referências

Zanthoxylum

Estudos Fitoquímico