Árvore Cagaiteira do Cerrado Sucesso Vital

Tempo de leitura: 2 minutos

Árvore Cagaiteira. Veja que árvore linda. Você a conhece? Esta é uma espécie espetacular, com valores ornamental e/ou paisagístico, alimentício e medicinal.

Vou apresentá-la, mas antes, peço a você que ajude meu canal crescer. Inscreva-se e ative o sininho para receber as atualizações, dê seu like. Se você já se inscreveu, muito obrigado.

O Nome da Árvore Cagaiteira

Está árvore produz um fruto chamado Gagaii-ta. Se você o come muito, gagai-ta. Bem isso já está cheirando mal.

Vamos mudar de assunto. Nome científico: Eugenia dysentérica, Disenté-ri-ca… Bem, é isso mesmo. É um fruto altamente laxativo, mais do que o mamão e a ameixa. Por isso ganhou esse nome.

Porém, segundo estudos, curiosamente as folhas de Eugenia dysenterica maceradas e curtida em água potável é antidisentérica.

Os mesmos estudos explicam que o efeito laxativo deve-se à fermentação que os frutos maduros sofrem ao cairem e ficarem expostos ao sol. Por isso, você deve evitá-los ou consumi-los moderadamente.

A Gagaita é um fruto de sabor doce levemente ácido, e podem ser consumidos in natura, ou em sucos, licores, sorvetes, doces e geleias.

Os frutos são ricos em vitaminas do complexo B, Vitamina C e niacina.

Classificação Árvore do Cerrado

Nome Científico: Eugenia dysenterica;

Família: Myrtaceae;

Nomes Populares: Cagaita, Orvalha do campo, Uvalha do cerrado

Hábito: Árvore, no Cerrado atinge 10 metros de altura;

Habitat: Mata Ciliar, Cerradão, Cerrado (stricto sensu), Carrasco;

Distribuição: Maranhão, Piauí, Distrito Federal, Ceará, Mato Grosso, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, São Paulo;

Local da foto: Parque Ecológico Burle Marx de Brasília – Brasília – DF.

Fotos: @prodivanvelasco.

O período de floração da gagaiteira é agosto e setembro e a frutificação entre setembro e outubro.

A floração é abundante, como você pode ver nas imagens. Enche nossos olhos com misto de branco das flores e vermelho das flores novas que surgem ao mesmo tempo.

As flores são perfumadas e com características típicas das myrtaceae que, aliás, somam às várias espécies dessa Família com floração no mesmo período.

Além do valor ornamental e paisagístico, Eugenia Dysentérica é árvore melífera, pois suas folhas atraem abelhas.

As floras dessa árvore são usadas na medicina popular para vários fins, entre eles, antidiarreica, e “para problemas do coração (BRANDÃO, 1991) e também no tratamento de diabetes e icterícia (SILVA, 1999). Costa et al. (2000) verificaram alta atividade antifúngica no óleo hidrolisado de folhas de cagaiteira no controle de Cryptococcus neoformans” (Fonte: Portal São Francisco).

Conheça a Árvore Acácia

Veja mais imagens de Cagaiteira no Youtube

Inscreva-se no Canal Sucesso Vital

Outras Fontes:

Mundo Educação

Guia de Campo

Informações Sobre Plantio e Mudas

Frutos Atrativos do Cerrado

Comentários encerrados.