Tempo de leitura: 2 minutos
A Criação de Deus no Quarto e Quinto Dias. Qual o objetivo de Deus criar os luminares? E as espécies: Por que a expressão repetidamente “segundo sua espécie”? Gênesis 1.11-19.
4º Dia. A Criação de Deus: o Sol, a Lua e as Estrelas (14-19).
A Criação de Deus se deu com sua Palavra: “Haja”, ou seja, Deus ordenou. Deus mandou e logo foram criados (Sl 148.5). Os nomes bíblicos são “luminar maior” e “luminar menor”. Os nomes “Sol” e “Lua” são modificações culturais posteriores, assim como o “arco de Deus” recebeu o nome de “arco-íris” (Gn 9.14), uma referência à deusa Iris da mitologia grega. Portanto, nada a ver com cristianismo. Abordaremos melhor isso em Gênesis 6 em diante.
Veja sobre a Palavra barah de Deus.
O objetivo e a finalidade deles são claros: “fazer separação entre o dia e a noite; e sejam sinais. Para estações, para dias e anos e para luzeiros no firmamento dos céus, para iluminar a terra”.
O significado de serem criados depois da terra seria mais teológico ou já existiam sem luz própria. A luz que veio antes os teria acendido no quarto dia (1.3; Jo 1.1-3).
A narrativa afirma que são criaturas, logo, obra do Criador. Não podem ser adorados de forma alguma, muito menos em lugar do Criador. Deus os trouxe à existência, do nada. Deus é a quem devemos adorar.
5º Dia. A Criação de Deus: os Peixes e Aves (1.20-23).
Para os animais marinhos permmanece a expressão “segundo a sua espécie”. Esta expressão aparece sete vezes em cinco versículos. Está é uma ênfase que devemos considerar. Pois quando a Bíblia repete uma expressão é porque ela é muito importante. Deus quer gravá-la em nossa mente.
Não é evolução de uma espécie a outra; no mínimo, dentro da mesma espécie.
Deus criou (barah 21). O Agente e Personagem único central é o Deus Criador.
Deus abençoou-os e ordenou-os a que se reproduzissem (21). Perpetuação da espécie, não cruzamento entre elas.
Mais uma vez destacamos preocupação com os transgênicos (cruzamento entre espécies diferentes, de reinos diferentes). Devido ao aumento no uso destes. Testes em laboratórios constataram aumento de câncer em ratos. Perguntamos: será que isto não tem nada a ver com tantos casos de câncer surgindo a cada dia mais?
Será que nossa produção agrícola, que puxa a balança comercial para cima, é mesmo um sucesso?