Flor | Gabiroba no Cerrado do Distrito Federal

Tempo de leitura: 2 minutos

A flor da gabirobeira é um espetáculo no mes de setembro e outubro no cerrado do Distrito Federal. Além da beleza, conheça o poder vitamínico desta fruta.

Antes de falar da Floração da Gabiroba, vou apresentar algumas características dessa maravilha da natureza. Uma frutinha deliciosa! Quando madura fica amarelinha e este é o ponto ideal.

Trata-se de uma fruta nativa do cerrado com mais vitamina C do que a acerola.

Além de servir como fonte de alimento para pássaros, lagartos, peixes e reptes, a Campomanesia pubescens é fonte de renda nessa época do ano para muitos que a colhe e vende à beira de estradas.

Floração da Gabiroba
Floração da Gabiroba, myrtaceae

Flor da Gabiroba, ou Qual Seria Mesmo O Nome?

Os nomes populares são muitos: guavira, gabiroba, guabiroba, guabirova, gavirova, araçá-congonha, gabiroba-miúda, gabirobeira-do-mato. O nome científico é Campomanesia, em homenagem ao naturista espanhol Rodrigues de Campomanesia, enquanto Xanthocarpa, do grego carpos (fruto) + xanthos (amarelo) é uma das variedades.

Gabiroba vem do tupi-guarani e significa “casca amarga”. Bem, disso posso falar por experiência.

Vou contar como conheci a gabiroba

Gosto de andar no cerrado do Distrito Federal. Enquanto ando encontro frutos conhecidos e desconhecidos. Gosto de saboreá-los ou experimentá-los. As veze a experiência é boa, mas nem sempre. Lembro-me de quando experimentei um broto de palmeira do cerrado, igual fazia na mata atlântica do Rio de Janeiro. Mas a experiência foi horrível, a tal palmeira funcionou muito bem como purgante, porém muito forte. Quase morri.

Mas, as vezes eu experimento alguns frutos deliciosos. Foi assim que experimentei a gabiroba, mesmo antes de saber o nome dela. A casca realmente é muito amarga, mas a polpa interna deliciosamente doce.

Na medicina popular a gabiroba é usada no combate a diarreia, anemia, gripe. O banho de assento reduz as hemorroidas. O Banho das folhas de gabirobeira serve como relaxante muscular. A casca do tronco e do caule, assim como as folhas servem “para tratar de feridas e infecções na boca. Dor de dente, contusões, dor de barriga” e etc.

publiquei sobre essa frutinha, neste poste chamo sua atenção para beleza ornamental da gabiroba. Olhe as fotos, suas flores brancas abundantes e belas. O cerrado fica mais belo nesta época entre setembro e novembro com as gabirobeiras floridas.

Além das gabirobeiras, outros da família Myrtaceae, a mesma da goiaba, como o araçá-do-mato, araçá-do-campo e outros tipos florescem nesta época. O cerrado se transforma num jardim a ceéu aberto regado com muito sol.

Veja Mais Imagens de Flor de Gabiroba no Youtube

Fonte:

greenme

globo