Cruá: Exótico, Cheiroso e Versátil na Culinária

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Cruá, um belo fruto, ou seria um legume?

Cruá: Exótico, Cheiroso e Versátil na Culinária. Este é um tipo de legume conhecido por vários nomes, além do já exposto: Melão caipira, Berinjela de Cerca, Melão Caboclo.

O fruto é originário do Peru, mas distribui-se por vários habitat como: Brasil, Colômbia, Bolívia, Costa Rica, Caribe, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru e Venezuela.

Este legume ou fruto pertence à família Botânica do Cucurbitaceae, mesma do melão e do pepino. Seu nome científico é: Sicana odorifera (Vell.) Naudin.

Quando maduro, este Melão é doce e perfumado, por isso o nome “odorífera”.

Deriva-se de uma trepadeira de longo e rápido alcance, tipo pé de chuchu.

Quando verde pode ser consumido como legumes, igual à abobrinha. Pode ser consumido frito ou como geleias, sucos, licores e compotas.

O fruto “contém cálcio, fósforo, caroteno, tiamina, riboflavina, niacina e vitamina C”.

É um fruto exuberante, tendo, por isso, uso ornamental. Tem um sabor semelhante ao do melão, sendo um pouco mais denso e cheiro mais forte.

Esta foto foi tirada recentemente na chácara de meu pai, em Luziânia-GO. Estava no galho mais alto de uma mangueira. Já expus fotos de Cruá verde. Este está maduro. Alguns têm cor avermelhada quando maduro.

Cruá tem uma casca incrivelmente dura, sendo possível cortá-lo com golpes de faca.

Há uma boa variedade de receitas com este fruto: sucos, sorvetes, doces, purês… Até as sementes são aproveitadas.

Receita

 “Purê de cruá

3 xícaras de polpa cozida de cruá (ver acima)

1/2 xícara de leite

1 colher (sopa) de manteiga sem sal

1 colher (sopa) de manteiga de garrafa

1 pimenta dedo-de-moça sem sementes picada em quadradinhos

1 colher (sopa) de salsinha picada finamente

1 pitada de sal

Coloque a polpa do cruá numa panela e junte o leite. Bata bem com o mixer (se não tiver, passe a polpa pelo espremedor de batatas ou peneira antes de juntar o leite). Leve ao fogo e deixe ferver, mexendo sempre. Desligue o fogo, junte a manteiga e misture para derreter. Junte sal se for necessário. À parte, aqueça a manteiga de garrafa e junte a pimenta e a salsinha. Desligue o fogo e junte 1 pitada de sal. Coloque o purê numa tigela e decore com a manteiga de garrafa”.

 Está é, sem dúvida, mais um alimento natural de grande valor. Merece o destaque de Sucesso Vital.