Bacupari-do-cerrado Maduro e Pronto para Consumo

Tempo de leitura: 2 minutos

Bacupari-do-cerrado Maduro e Pronto para Consumo, é uma delícia! Já o apresentei, porém, verde. Agora encontrei alguns maduros: uns próprios para consumo outros, impróprios.

Para recordar, Bacupari-do-cerrado é da Família: Celastraceae; do Gênero: Salacia; da Espécie: crassifólia. Bacupari-do-cerrado é seu nome popular para distingui-lo de outros tipos.

Classificação do Bacupari-do-cerrado

“Descrição: Árvore de médio porte, até 3 metros, típica de cerrado e campos, que produz um fruto rugoso, com polpa adocicada e grandes sementes.

Ocorrência: Cerrado ralo, campo sujo

Frutificação: outubro a novembro

Porte: Árvore

Folhas: simples, alternas, 10 cm”

Fonte: Portal de Turismo de Pirenópolis.

Encontrei muitos frutos, porém alguns estavam verdes e outros, impróprios para consumo. Bacupari-do-cerrado é muito perseguido por insetos e moscas. Logo que começa a amadurecer. Depois de atacado pelas moscas ele fica impróprio para consumo.

Mas desta vez encontrei alguns bem maduros e próprios para consumo. Uma delícia! Veja o slide com fotos de Bacupari-do-cerrado Maduro.

O que pude constatar é que os que se encontravam debaixo de outras árvores ou em lugares sombrios estavam, na maioria, estragados. Os que encontrei em campo aberto, em pleno sol, estavam muito bem conservados. Parece que bacupari-do-cerrado gosta de muito sol.

Isto revela porque o Bacupari-do-cerrado é do cerrado. O Bioma Cerrado é ensolarado a maior parte do ano no Brasil. A fruta está demonstrando adaptação ao seu habitat.

Fotografei ele sendo colhido. Cortei alguns para exibir seu aspecto interno e sementes.

Caso alguém tenha interesse em cultivar essa delícia, a melhor decisão é procurar a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária EMBRAPA) ligada ao  Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

A EMBRAPA CERRADOS tem publicações em PDF sobre cultivo de espécies do cerrado de muita valia aos plantadores.

As imagens são de um local em Ceilândia – DF, Brasil, onde já encontrei muitas espécies nativas. A cada mês surge uma nova delícia. Tudo obedecendo seu tempo de floração e de frutificação. Mas nunca faltam flores e frutos no cerrado.

Veja mais Neste Vídeo Sobre O Bacupari-do-cerrado Maduro