Tempo de leitura: menos de 1 minuto
Vemos, em Gênesis 9.20-29, Três Coisas Que Sempre Andam Juntas: Bebedeira, Nudez e Maldição.
Vejamos as Três Coisas Que Sempre Andam Juntas – Primeira Coisa: A Bebedeira de Noé.
Alcoolismo é causado pelo excesso na ingestão de bebidas alcoólica periodicamente. Noé certamente não era um alcoólatra, mas alguém que se aventurou a encher a cara.
A bebedeira de Noé foi fruto do trabalho dele. Ele começou a gastar mal o fruto de seu trabalho, como tantos até hoje fazem.
O resultado foi a embriaguez. Embriaguez causa êxtase, enebriamento. Quem se embriaga, sente-se bem, extrovertido… O problema é o dia seguinte: ressaca e vergonha dos vexames. Isto aconteceu com Noé. Podemos dizer que embriaguez é coisa de primeiro mundo: Do tempo de Noé.
Mas as Escrituras condenam a bebedeira (Rm 13.13; Ef 5.18; 1 Tm 3.3; Pv 20.1), porque esta é contrária a uma característica do fruto do Espírito: o domínio próprio, a sobriedade (Gl 5.22).
Não é um bom investimento gastar o dinheiro em bebidas alcoólicas.
Três Coisas Que Sempre Andam Juntas – Segunda Coisa: Nudez de Noé
Noé estava bêbado e nu dentro de sua tenda. Seu filho do meio, Cam vê seu pai nu e conta a seus irmãos. Com base no texto, só podemos dizer isso: Cam publicou a nudez de seu pai e isto não era aceito naquele mundo.
Há quem diga que Cam cometeu homossexualismo com seu pai. O texto não diz e nem dá a entender isto. Seus outros dois irmãos não teriam aceitado tal prática sem punição mais severa. Porém eles apenas cobrem a nudez de seu pai.
Talvez esse respeito com o nu tenha surgido das histórias dos antepassados de como Deus cobriu a nudez de Adão e Eva com peles de animal (Gn 3.21). De qualquer forma, nota-se que a intimidade de uma pessoa deveria ser respeitada seriamente.
Hoje vivemos numa cultura em que as pessoas tiram a roupa em público e querem ser respeitadas em sua “privacidade”. Que mundo estranho!
Três Coisas Que Sempre Andam Juntas – Terceira coisa: A Maldição de Noé
Pela divulgação da nudez de seu pai, Cam foi amaldiçoado por Noé. Ele perdeu a bênção de, junto com seus irmãos, dominar sobre o mundo. Ele seria, agora, escravo de Sem, o mais velho, e do mais moço, Jafé.
Porém, notem que a maldição recai sobre Canaã, filho de Cam. Não podemos dizer com certeza o porquê, mas podemos deduzir que tem algo a ver com a aliança de Deus com Noé. Isto é, ele estaria protegido por causa da aliança de Deus com Noé.
Fato semelhante acontece com Salomão. Este erra, mas o castigo atinge seus descendentes (1 Rs 11.11,12) por causa de Davi, seu pai.
Por isso muitos pastores defendem a maldição hereditária. Mas veja que o castigo do pai recair sobre o filho foi mudado mesmo no Velho Testamento (Ez 18.4,20). Em Jesus nós somos abençoados com toda sorte de bênçãos espirituais (Ef 1.3).