Tempo de leitura: 2 minutos
Muitas aposentados e outras pessoas estão deixando a cidade e optando por viver no campo, em busca de sucesso e Qualidade de Vida no Campo. O contato com a natureza, com animais e mesmo com o trabalho na roça são fatores que contribuem para a vida saudável. Uma excelente terapia para aliviar os estresses da rotina da cidade.
sucesso e Qualidade de Vida no Campo: Morar na Roça
Quem mora na roça acorda cedo, mas dorme cedo. A alimentação é mais saudável, pois geralmente é fruto de produção própria, sem agrotóxicos. O mesmo podemos dizer da água mas pura. Para alguns, o trabalho duro é só no tempo do plantio e da colheita (6 meses). O resto do tempo é só cuidar dos animais e contar “causos”. A academia para queimar as calorias é natural. Bem, não é realmente assim! Pelo menos para maioria dos camponeses os dias são bem ocupados, porém, felizes.
Felicidade, vida mais tranquila, longe de balas perdidas que sempre encontram alguém e uma vida econômica mais equilibrada, o que gera saúde. A situação econômica e financeira também é melhor. Se o salário médio do brasileiro caiu 7, 5% em 2015 (de R$ 2.407,53 para R$ 2.227,50) na cidade, tendo de pagar aluguel, acordar cedo, dormir tarde, se alimentar mal (pressa); na roça a vida pode não ter melhorado, mas não piorou.
Com apoio de órgãos especializados (EMBRAPA e Cooperativas, por exemplo) e migração de pessoas especializadas da cidade para o campo, a vida na roça vem recebendo contribuição para vencer os desafios, de modo que se torna cada dia mais satisfatória. Mesmo quem mora no semiárido nordestino vem vencendo os grandes desafios que lhes oferece o clima seco, com técnicas extraordinárias.
Qualidade de vida no campo É Tema de Sucesso Vital
Com essas e outras tantas vantagens podemos chamar a vida no campo de Sucesso Vital. Isto é, sucesso que gera vida; até porque, se gera morte, doença, ou perturbação, não é sucesso. Por falar em sucesso, lembro-me de uma música intitulada “Casinha Branca”, de Joran e Marcelo, interpretada por Gilson, melhor interprete dela, na minha opinião.
Eu penso que foi o melhor interprete porque sabia o que estava cantando. Ou seja, conhecia a vida na roça. A letra diz: ” Eu queria ter na vida simplesmente, Um lugar de mato verde, Pra plantar e pra colher, Ter uma casinha branca e varanda, Um quintal e uma janela, Para ver o sol nascer”. Veja matéria relacionada.
Outro fator estressante da cidade é que muitos, igual a mim, moram na cidade morrendo de saudades da roça. Alguns não suportam e voltam, mesmo que tenham de tentar recomeçar do zero. Outros recordam saudosos ouvindo Gilson. Ah, eu ainda volta para lá! Irei a busca do meu Sucesso Vital, com Qualidade de Vida no Campo.