Tempo de leitura: 2 minutos
Saúde e Beleza na Essência do Assa-Peixe, uma planta medicinal com vários usos, inclusive medicinal. Você sabe para que serve o Assa peixe? Saiba o Nome Científico, Família e usos.
Informações de Assa Peixe
Conforme Classificação do Wikpédia, Assa-peixe é do Reino Plantae; Cladograma Angiospérmicas Eudicotiledóneas; Ordem Asterales; Família Asteraceae; Gênero Vernonia. Nome: Vernonia Polysphaera. Uma planta que reúne Saúde e Beleza.
A Vernonia Polysphaera possui vários nomes populares: Assa-peixe, cambará branco, enxuga, chamarrita, mato pasto.
O Assa-peixe é de habito subarbusto e de habitat de borda da mata de galeria, cerrado ralo, campo sujo, campo limpo, campo rupestre. Sua Distribuição se dá pelos Estados do Tocantins, Bahia, Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal, Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro. O local das fotos de post foram feitas no Distrito Federal.
Uso Medicinal de Vernonia Polysphaera
O Assa-peixe é muito usado na medicina popular. Ele é rico em sais minerais, é também, diurético e expectorante. Por isso, ele é usado em composto de xarope. Além disso, ajuda no combate às infecções da pele, bronquite, cálculos renais, dores musculares, gripes e pneumonia.
O Assa-peixe é bastante visitado por abelhas, que produz um mel de excelente qualidade e aroma suave.
Flor de Assa-peixe, Saúde e Beleza
As flores podem variar de acordo com o tipo. Por exemplo, o “Assa-peixe-roxo, de nome científico: Lessingianthus glabratus (Less.) H. Rob. Vernonia glabrata Lesa.” Como o nome diz, as flores são roxas. Enquanto o Vernonia Polysphaera as flores são brancas.
Ambos tipos foram encontrados em abundância no Cerrado do Distrito Federal, e somam-se às inúmeras espécies desse Bioma riquíssimo.
Saúde e Beleza no Chá de Assa-Peixe
Em uma xícara d’água, coloque folhas picadas de Assa-Peixe, e deixe ferver por 10 minutos. Dosagem: Tome três vezes ao dia.
Xarope de Assa-peixe
Para fazer o xarope, coloque três folhas picadas de Assa-Peixe em uma xícara de água e deixe ferver por 5 minutos com a panela tampada. Depois coe, adicione duas xícaras de café de mel, tome uma colher de sopa três vezes ao dia.
Por fim, navegue em Sucesso Vital e conheça outras riquezas na flora do cerrado.