Reading time: 2 minutes
Três Plantas do Cerrado que florescem entre os meses de abril e maio, fim da estação chuvosa no Distrito Federal. Confira.
1ª das Três Plantas do Cerrado
Olá, amigos. Aqui Odivan Velasco. Andando por uma região do Cerrado em Ceilândia DF, deparei-me com estas flores.
Olhando-as percebi semelhança algumas Ipomoeas que já havia listado. Porém, estas tinham me parecia reservar particularidades nas folhas e inflorescências.
Pesquisei e eis o que encontrei:
Nome Científico: Ipomoea aurifolia Dammer;
Família: Convolvulaceae Juss.;
Região: Endêmica do Cerrado do Planalto Central. Ocorre no Cerrado (lato sensu), campo limpo;
Forma de vida: subarbusto.
2ª das Três Plantas do Bioma Cerrado que Floresce Entre Abril e Maio
Hypenia brachystachys (Pohl ex Benth.) Harley
LAMIACEAE
Terceira Planta do Cerrado Que Floresce Entre Abril e Maio
Hyptis nudicaulis Benth.
Família: LAMIACEAE;
Estas duas espécies, Hypenia brachystachys e Hyptis nudicaulis, fazem parte da Família Lamiaceae. Esta Família é composta por ervas, arbustos e árvores aromáticas e odoríferas. Elas possuem óleos voláteis.
Os óleos voláteis têm grande importância na indústria de alimentos. Também são largamente usados na indústria farmacológica e cosmética.
Três Plantas do Cerrado Ameaçadas de Extinção
Muitas espécies da Família Lamiaceae constam na “Lista Oficial das Espécies da Flora Brasileira Ameaçadas de Extinção”. Esta lista é reconhecida na INSTRUÇÃO NORMATIVA No 06, DE 23 DE SETEMBRO DE 2008 do Ministério do Meio Ambiente.
Como morador da região do Cerrado e frequentador assíduo desse Bioma, impressiono-me com tantas espécies florísticas, frutíferas e medicinais.
Preocupa-me perceber que, rapidamente, as cidades, as lavouras e a pecuária avançam destruindo a biodiversidade do Cerrado. Fico imaginando quantas plantas de valor ornamental, medicinal e paisagísticos já foram destruídas. Quantos ninhos de pássaros teriam sido queimados? Quantas colmeias deixaram de existir? Quantos animais foram expulsos, sei lá para onde?
O pior é que chamam a isso de “progresso”. Que incoerência!
Veja mais imagens dessas plantas do cerrado em Sucesso Vital no You Tube