MANJERICÃO OU ALFAVACA SERVE PARA QUÊ?

Tempo de leitura: 2 minutos

Manjericão é um fitoterápico extraordinário e o chá é uma delícia. Mas. Você sabe para que ele serve? Veja neste post as informações.

Manjericão Também Está no Cerrado

Então, vamos lá. Todos sabem que costumo apresentar plantas do Bioma Cerrado. Esta, porém, não é nativa do cerrado, mas eu a encontrei num jardim paisagístico no Setor Noroeste de Brasília.

Como eu sou encantado com as plantas, parei minha caminhada para apreciar o dito jardim. Vi ora-pró-nobis, hortelã-pimenta, hortelã e, dentre outras, o manjericão.

Identificação

Então, vamos a algumas informações sobre esta planta. O nome científico é Ocimum basilicum, da Família: Lamiaceae. Mas com este nome há uma variedade grande que se torna muito difícil uma identificação precisa.

Por isso, eu não me arrisco. Vamos chamar esta erva medicinal de Manjericão ou podemos chamá-la também de Alfavaca.

Por falar em Alfavaca, tínhamos esta planta em nossa horta no Rio de Janeiro. Planta perfumada, de perfume agradável, e produz um chá saborosíssimo.

Para que serve o Manjericão

O Manjericão ou Alfavaca é, assim, uma planta medicinal. Mas para que serve? Como usar?

Estudos apontam para as riquezas de óleos essências importantes na indústria de perfumes e cosméticos, culinária e bebidas.

Além disso, esta importante planta é indicada como de interesse econômico, sob tudo, para regiões quentes como nordeste.

Mas, há uma espécie de manjericão de qualidade industrial. A manipulação industrial dessa planta seca e de óleos essenciais movimentam milhões de dólares por ano.

Uma das espécies, Ocimum Selloi, de nome popular, alfavaquinha ou alfavaca, também conhecido com nome de remédio para cólicas estomacais e menstruais, como elixir paregórico e atroveran.

Em geral, as plantas de manjericão apresentam vitamina A, C e B1,2,3. Além disso, cálcio, fósforo e ferro, e taninos, flavonoides, saponinas, cânfora e óleos essências.

A medicina popular usa o manjericão para diversos fins. Lembro-me de quando criança meus pais utilizavam esta planta como chá para tratar cólicas, problemas estomacais e respiratórios.

Por isso, eu me apeguei ao perfume e sabor de alvafaca e doente ou não, sempre pegava umas folhas da planta no quintal para fazer um chá, o que faço até hoje.

O manjericão também tem uso culinário em diversos pratos, arroz, macarrão, molhos, carnes e saladas.

Portanto, o manjericão é cheio de virtudes e é sucesso vital.

Veja imagens no Youtube

Mais informações Veja Aqui.