Carqueja: Para Que Serve, Benefícios Baccharis trimera

Tempo de leitura: 3 minutos

Carqueja Para Que Serve, Benefícios e usos, chás, para que serve. Funciona mesmo? Como escolher boa carqueja. Veja neste post.

Nome Científico: Baccharis trimera (Less.) DC.

Família: Asteraceae (Compositae);

Nome Popular: Carqueja-amarga; carqueja-do-mato; amargosa; carqueja;

Propriedades da Carqueja

Estudos comprovaram a presença de lactonas diterpênicas, flavonóides, resina, saponina, vitaminas, esteroides, polifenóis, taninos e óleos essenciais.

Uso Medicinal

Você pode usar toda a planta na forma de infusão em água ou bebida alcoólica, decocto, tintura ou extrato fluído.

Decocto a 2,5% de 2 a 3 xícaras ao dia.

Tintura de 5 a 25 ml ao dia;

Extrato fluído de 1 a 5 ml ao dia.

Atuação da Carqueja-do-mato

Essa erva atua como diurético, tônico, febrífugo, problemas de má digestão, prisão de ventre, diarreia, gastroenterite, anemia, gripe, doenças do fígado, diabetes, vermes intestinais, aftas, amigdalites, anorexia, azia, bronquite, colesterol, doenças da bexiga, má circulação do sangue e feridas.

Demonstra eficiência no emagrecimento.

Baccharis trimera também é usada em problemas de cálculos biliares e em doenças do couro cabeludo.

Contra Indicações

Mulheres grávidas ou que esteja amamentando; pessoas com pressão baixa ou diabetes descontroladas, pois pode baixar a glicose além do normal.

Minha Experiência Com Essa Erva

Quando criança ouvia falar dos poderes da carqueja para problemas estomacais e do fígado. Se alguém estava com dor de barriga ou empanzinado, recomendava-se logo o chá de carqueja.

Tomei algumas vezes. Gosto amargo, mas já experimentei outras ervas mais amarga.

Recentemente, recebi a visita de um amigo que me recomendou a erva para dor de hérnia de disco cervical. Dessa indicação eu não sabia. Resolvi experimentar.

Resultados Que Consegui

Amargosa é mais uma erva aliada no controle da dor e do estres causado pelas hérnia de disco cervical, escoliose lombar  e bico-de-papagaio.

O resultado é muito satisfatório; quase não sinto dor e o desânimo acabou. Consegui melhor mobilidade e concentração. Estou muito satisfeito com os resultados.

Como Escolher Uma Amargosa

Quando eu era criança lá em Nova Iguaçu, RJ era só ir ao quintal e pegar. Agora, aqui no Distrito Federal, precisei procurar numa feira livre. Encontrei uma erva mal acondicionada. A secagem também estava ruim.

Encomendei a um amigo que tem um sítio no interior de Goiás. Então ele me trouxe um produto de excelente qualidade.

Prefira as folhas inteiras, bem secas e acondicionadas. Produtos moídos ou esfarelados podem conter misturas prejudiciais à saúde. Se estiver úmido pode conter fungos.

Inscreva-se no canal

Receitas

Chá de Carqueja para problemas do Fígado

Ferva 1 litro de água. Desligue o fogo. Coloque 2 colheres de sopa de folhas de Carqueja picadas (20g). Deixe a água esfriar e coe. Tome uma xícara de chá 4 vezes por dia.

 Chá de Carqueja para problemas de má digestão

Ferva a água. Coloque 1 colher de sopa de folhas de Carqueja picadas (10g) em um recipiente com 1 litro de água fervente, já com o fogo desligado. Deixe a água esfriar e coe. Tome uma xícara de chá (aproximadamente 200 ml) 4 vezes por dia.

 Chá de Carqueja para combate ao reumatismo – Ferva 1 litro de água juntamente com 2 colheres de sopa de folhas de Carqueja picadas (20g). Após aproximadamente 3 minutos, desligue o fogo, deixe que esfrie e coe. Tome uma xícara de chá (aproximadamente 200 ml) 4 vezes por dia.

 Chá de Carqueja para problemas de circulação – Coloque 2 colheres de sopa de folhas de Carqueja picadas (20g) e 1 colher de sopa cheia de erva doce em 1 litro de água fervente, já com o fogo desligado. Deixe a água esfriar e coe. Tome uma xícara de chá (aproximadamente 200 ml) 4 vezes por dia.

Referências

Tratado das Plantas Medicinais

Dicas Caseiras

Autor da Própria Saúde

Conheça também a Salsa Parrilha