LEUCENA ÁRVORE INVASORA NO CERRADO

Tempo de leitura: 2 minutos

A Leucena Árvore Invasora era uma considerada uma bênção. Hoje, é maldição, um problema que ameaça as espécies nativas dos Biomas Brasileiros. Veja o porquê.

Conhecendo a LEUCENA ÁRVORE INVASORA

Nome científico: Leucaena leucocephala (Lam.) de Wit
Família: Fabaceae (Leguminosae);
Subfamília-Mimosoideae.
E nome popular? Qual sua origem? A árvore ganhou um nome popular de má fama, por causa de sua natureza invasora. Coitada! Veja só! Ela tem o nome popular de “árvore-do-conflito”. Tadinha!

Um outro nome que designa a natureza expansiva dessa árvore é “deserto-verde”. Apesar de ser um nome bonito e parecer do bem, no fundo é pejorativo. Os ambientalistas usam a expressão deserto verde “para designar a monocultura de árvores em grandes extensões de terra para a produção de celulose, devido aos efeitos que esta monocultura causa ao meio ambiente.”
Ou seja, a Leucena é uma árvore de presença indesejável numa dada região.

Ela também tem o nome de leucena, árvore milagrosa. Isto por que ela é resistente à seca. Tem rápido crescimento e mecanismo de dispersão das sementes. Espalha-se rapidamente inibindo o crescimento de plantas nativas.
Por este motivo ela passou a ser considerado daninha, um risco ao meio ambiente. Erradicar a planta é um processo que envolve técnicas persistentes e acompanhamentos.

Segundo reportagem, O Instituto Chico Mendes apontou esta espécie como uma das cem mais invasoras do mundo, e seu plantio, proibido.

Vantagens da LEUCENA

Quais as vantagens do cultivo da Leucena? Algumas vantagens fizeram com que esta espécie viesse importada da América Central, sua região natural. Dentre as vantagens está a utilidade por ser palatável a suínos, bovinos e caprinos (Wikpédia).
Outra vantagem é que a Leucena tem o cultivo para fins de produção de forrageiras, produção de feno e farinha para alimentação animal.

Pode ainda, compor várias combinações alimentícias para animais.

Soma-se a isso, a produção de madeira para fins industriais.

Segundo folheto da EMBRAPA, Leucaena leucocephala “fixa nitrogênio atmosférico, auxiliando na melhoria da qualidade dos solos, e contribuindo com o desenvolvimento de outras espécies.”

Com essas vantagens vimos que a Leucena não é tão má. Ela só precisa do cultivo correto.

Conheça a Cagaiteira, árvore do cerrado

Comentários encerrados.