Tempo de leitura: 3 minutos
Lavouras com Agrotóxico. No Estado de Goiás, mais propriamente em Luziânia, plantações avançam deixando Chacareiros Acuados Em Lavouras com Agrotóxico.
As Lavouras com Agrotóxico vão crescendo e oprimindo os pequenos chacareiros que ficam acuados, respirando veneno. E em alguns casos, isto é uma arma para forçá-los a vender suas suadas propriedades aos fazendeiros, a preço baixíssimo.
Além disso, o desmatamento e contaminação das nascentes por abastecimento de irrigadores em represas irregulares, pode trazer outros riscos. Como acontece em Cascavel, Paraná (Veja Aqui), também tem acontecido em Goiás.
Segundo a OMS, Organização Mundial de Saúde, “Intoxicações agudas por agrotóxicos respondem por uma morbidade e mortalidade significante”. A informação foi coletada no material em PDF da “Audiência Pública: Exposição aos agrotóxicos e gravames à saúde e ao meio ambiente”, em agosto de 2016.
O gráfico do IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, citado pela mesma fonte acima, demonstra estimativa por meio de contaminação baseado na comercialização de agrotóxico.
E esses dados nem levam em considerações os agrotóxicos de fonte duvidosa, oriundos de contrabando e falsificação.
Além do problema de saúde física, a ameaça aos pequenos chacareiros de perderem suas propriedades as quais estão ligados emocionalmente, produz um efeito maléfico muito maior, cujos danos talvez não sejam possíveis avaliar.
Lavouras com Agrotóxico, mas o que é agrotóxico?
O agrotóxico é definido como “produtos e agentes de processos físicos, químicos ou biológicos, destinados ao uso nos setores de produção, no armazenamento e beneficiamento de produtos agrícolas, nas pastagens, na proteção de florestas, nativas ou implantadas, e de outros ecossistemas e também de ambientes urbanos, hídricos e industriais, cuja finalidade seja alterar a composição da flora ou da fauna, a fim de preservá-las da ação danosa de seres vivos considerados nocivos; substâncias e produtos, empregados como desfolhantes, dessecantes, estimuladores e inibidores de crescimento”.
Dados oficiais apontam que o Brasil é o maior consumidor mundial de agrotóxico.
O que Diz O Ministério da Saúde Sobre Lavouras com Agrotóxico
Segundo o Ministério da Saúde, “O uso contínuo, indiscriminado ou inadequado de agrotóxicos é considerado um relevante problema ambiental e de saúde pública. Os efeitos à saúde humana decorrentes da exposição direta ou indireta aos agrotóxicos podem variar de acordo a toxicidade, tipo de princípio ativo, dose, tempo de exposição e via de exposição”.
Ciente do risco causado pelo agrotóxico, “O Ministério da Saúde estruturou, para este fim, a Vigilância em Saúde de Populações Expostas a Agrotóxicos – VSPEA, como componente da Vigilância em Saúde de Populações Expostas a Contaminantes Químicos (VIGIPEQ)”.
O caminho mais aconselhável para os pequenos produtores rurais oprimidos pelos grandes fazendeiros e seus pesticidas e agrotóxicos é se unirem, denunciarem possíveis abusos e exigirem indenização das terras e por danos morais, se houverem.
O SUS tem um disque denúncia 136. Pode ser feita uma denúncia também na ANVISA.
O mais correto seria construir um acordo justo. O que talvez só seja possível com mediadores públicos.
O sucesso na produção agrícola pode dispensar o agrotóxico.
Ouvidoria da ANVISA: http://portal.anvisa.gov.br/fale-com-a-ouvidoria